👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Out/Nov 23

Dicas do Dowbor

Car@s amig@s,

Nos sentimos todos invadidos por uma angústia crescente.

A destruição ambiental, a desigualdade, a fome, as guerras, ditadorzinhos surgindo por toda parte.

Somos muito bons, como seres humanos, em gerar novas tecnologias, mas somos primatas em termos de organização política e social. 

Com Lula no poder as esperanças se reacenderam, mas o contexto internacional é cada vez mais preocupante, e impacta no país.

A maior parte dos textos que aqui sugerimos tem a ver com uma renovada visão sobre os nossos desafios, muito mais centrados nos problemas críticos e na busca de soluções.

O mundo está acordando.

Boas leituras.

– Prof. Ladislau

Resenhas
Angus Deaton
– 8 de novembro, 2023
– 180p.
"A ciência econômica na América: um economista imigrante explora o mundo da desigualdade": nessa excelente análise, o Nobel de economia questiona: O capitalismo, afinal das contas, está funcionando para quem? A retórica utópica sobre a liberdade levou a uma distopia social injusta, e não pela primeira vez. Mercados livres com rentistas não é o mesmo como mercados competitivos; na realidade, frequentemente são exatamente o oposto.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 16 de novembro, 2023
– 12p.
O mundo era simples. Os professores e pesquisadores escreviam, as editoras publicavam, os interessados compravam os livros ou revistas, e o dinheiro dos compradores viabilizava a divulgação. A tensão entre o mundo dos copyrights e pedágios, e a necessidade de sistemas ágeis e abertos é delineada neste artigo, analisando sucessivamente as práticas do oligopólio das editoras, os dilemas jurídicos, as novas soluções e as resistências do sistema tradicional. 
Resenhas
Nicholas Shaxson
– 15 de outubro, 2019
– 376p.
"A maldição financeira: como a finança global nos está empobrecendo a todos": O livro de Shaxson é muito legível, ele não apresenta “teorias”, mas o funcionamento efetivo dos vários setores da economia, e como os resultados são apropriados pelo mesmo sistema financeiro. Se apresentam como financiadores da produção, mas se trata essencialmente de extração: extraem muito mais do que aportam.
Resenhas
Marjorie Kelly
– 18 de outubro, 2023
– 256p.
"Supremacia da riqueza: como a economia extrativa e as regras enviesadas do capitalismo levam às crises atuais": um livro pequeno, de leitura simples e sobretudo agradável, com linguagem direta, torna os mecanismos transparentes, não para economistas em particular, mas para toda pessoa de bom senso. Isso é indispensável, pois o capitalismo atual ainda navega na legitimidade da sua fase industrial e produtiva, hoje travada pela financeirização.
Resenhas
Brett Christophers
– 11 de setembro, 2020
– 512p.
A força deste livro de Brett Christophers está na sistematização clara e bem estruturada das formas como o rentismo funciona: trata-se de “renda que resulta da apropriação, posse ou controle de ativos escassos sob condição de concorrência limitada ou inexistente”.(xxiv) Ou seja, é um capitalismo que funciona por fora do principal mecanismo regulador, a concorrência de mercado.
Livros em Colaboração
Felipe Castelo Branco eAndré Yazbek (Orgs.)
– 8 de setembro, 2023
– 312p.
Como é possível pensar o neoliberalismo? Essa questão, perseguida por todos os 16 trabalhos e autores que compõem este livro, é objeto de múltiplas respostas. O neoliberalismo é um fenômeno complexo que, embora seja frequentemente evocado na atualidade, nem sempre é efetivamente bem definido e, consequentemente, estrategicamente pensado.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.