Faça parte do Dowbor.org

Todos os textos disponibilizados neste blog são de livre circulação e uso não comercial, no regime Creative Commons. Os textos são gratuitos. É importante você saber que baixando e lendo os textos, ou enviando-os a amigos, não está fazendo um ato de pirataria, mas difundindo cultura, investindo no conhecimento seu e de outros, e portanto a sua contribuição já está feita. Somos uma rede de professores cansados de enterrar a nossa produção científica na poeira das bibliotecas. Difundir idéias sobre políticas ambientais, por exemplo, é essencial para o bem estar de todos. O planeta agradece. Os professores também.

Ampliar o Site e a Divulgação

Eu quero ampliar e melhorar este blog com traduções em mais linguas, disponibilização mais ágil. Isto tem custos. O normal seria, como este blog tem muitas visitas, apelar para publicidade. Com o consumismo imperante no planeta, não é minha opção. Outra opção é cobrar pelos textos: isto envolve travar a circulação gratuita, introduzir pedágios a cada passo, e isto mata a acessibilidade e reduz drasticamente a leitura, pois você teria acesso apenas mediante pagamento. A livre circulação é fundamental, inclusive para cada um poder consultar os mais diversos textos e visões sobre os problemas que nos desafiam, usar uns, descartar outros, porque é assim que se geram ideias, sem pedágios.

Diferentes Formas de Participar

Isto não impede você colaborar. Sugiro o seguinte: antes de tudo, leia, divulgue, não se preocupe com pagamento. Inclusive, como muitos lêem meus textos, faço palestras, tenho o salário de professor, vou sobreviver, o blog também. Segundo, considere invertermos as operações comerciais tradicionais: em vez de eu condicionar a disponiblização ao pagamento, e dizer quanto custa o meu texto, você vai dizer o quanto acha que vale, e contribuirá, estimando você mesmo o que seria uma justa remuneração. O que você contribuir irá para uma conta especial e servirá exclusivamente para reinvestir no melhoramento da divulgação dos textos. Sem publicidade e sem pepinos.

E sinta-se livre para contribuir de outras maneiras: algumas pessoas de outros países e que gostaram de determinado texto me enviaram a tradução. Eu faço a revisão e disponibilizo. Outros gravam em audio e me mandam o arquivo, e eu disponibilizo no site. Descobri que o audio é utilizado não só por quem tem problemas visuais, mas por exemplo por quem passa horas no carro ou no ônibus.

Colaboração

Ciência vive de processos colaborativos. Eu escrevo os meus textos a partir de inúmeras contribuições de outras pessoas. São construções sociais. Precisamos dinamizar este processo sem engessá-lo. Contribuições voluntárias não são filantropia,  representam justa retribuição a critério do usuário. Por exemplo, contribuo periodicamente com a Wikipedia, ainda que com um valor modesto, porque a uso regularmente, e me ajuda muito. Imaginem se eu tivesse que fazer uma transação comercial a cada artigo que consulto, ou navegar entre painéis publicitários…É uma questão de bom senso. E acho simpático dinheiro ser utilizado para fazer ciência, e não o contrário. Aliás, é disto que se trata.

Sim, mais uma coisa: comentários sobre o que você acha da idéia são bemvindos. E lembre-se: se você leu o texto, ou o utilizou para instruir uma criança ou alimentar uma discussão, já contribuiu. Não é possível investirmos tanto em educação e travarmos o acesso aos textos para remunerar intermediários. A SAGE publicou um texto meu nos EUA, e me cobra 25 dólares por acesso online por 24 horas. Isto que não me pagaram nada. Só os fanáticos irão ler um texto meu pagando isto.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.