Dowbor.org está se atualizando
Menu
SHARE

Dowbor.org está se atualizando

Car@s amigos e amigas, o site DOWBOR.ORG está se atualizando. Convido vocês a acompanhar as transformações. Quem estiver interessado em contribuir com sugestões, podemos mandar a versão beta do novo formato, para que avaliem.
dowbororg timeline
Evolução do Dowbor.org em seus 23 anos

 

O Dowbor.org vai bem obrigado, temos inúmeras participações, nacionais e internacionais. Com a pandemia, o fato das pessoas disporem de documentos científicos online e gratuitamente, podendo utilizar com alunos, repassar para amigos ou colegas de pesquisa, tornou-se particularmente importante. Com a tendência de cada vez mais cientistas disponibilizarem o conhecimento de forma aberta, na linha do Acesso Aberto (Open Access, Creative Commons), o que há tempos era uma tentativa de democratizar o acesso ao conhecimento está virando uma tendência planetária.

Nesses mais de 20 anos, o site foi se expandindo e necessitou, de tempos em tempos, de uma reformulação estrutural. Hoje, com mais de 1.500 documentos selecionados, representa uma pequena biblioteca científica virtual, demandando uma estrutura mais ágil de navegação e de acesso ao que as pessoas procuram. Além do volume de material, trata-se do fato que hoje o mesmo tema pode ter o tratamento em texto, em audio, em vídeos, e também em vários idiomas, e acesso em diversos meios, em particular o celular, exigindo uma estrutura mais sofisticada.

Aos que se acostumaram com o “visual” anterior, informo que continuará online por alguns meses, podendo o leitor migrar com facilidade entre os dois formatos. Mas a prazo vão encontrar muito mais agilidade no formato novo.

dowbororg home
Nova homepage com destaque para busca e estrutura baseada nos 3 pilares: “Por Ladislau”, “Trabalhos Conexos” e “Interesses”.

O redesenho do site não constitui apenas uma alteração gráfica: com o alcance nacional e internacional que hoje temos, decidimos investir mais na manutenção do conteúdo, e na comunicação com os nossos visitantes e colaboradores. Identificamos 6 áreas de foco para melhorias. A nova versão traz essas mudanças, sendo que mesmo após o lançamento nas próximas semanas, e segundo os comentários de vocês, iremos melhorando:

  • Legibilidade: melhoramos o tamanho das fontes, o seu espaçamento e a quantidade de espaço em branco para facilitar a leitura;
  • Celular: melhoramos o acesso através de celular;
  • Pesquisa: as caixas de pesquisa estão mais visíveis e a qualidade da busca está sendo aperfeiçoada. Também fizemos melhorias para facilitar a indexação do site pelo Google e outros buscadores;
  • Compartilhamento: queremos facilitar e encorajar a difusão dos trabalhos publicados no site através do compartilhamento via redes sociais;
  • Comunicação: queremos ser mais ativos nos comentários e perguntas deixados no site e nas redes sociais. Queremos receber mais feedback sobre o que melhorar no site para as próximas versões;
  • Performance: continuaremos trabalhando para tornar o site mais rápido.

 

Sei que essa mensagem pode parecer um comunicado empresarial. Mas aqui é tudo interativo e de graça, na linha da construção colaborativa e interativa do conhecimento, que é o que eu acho que devem ser as universidades, as bibliotecas, a pesquisa, ou até as relações. O conhecimento é um bem comum, e todos precisamos dele cada vez mais.

Quem estiver interessado em contribuir com sugestões, podemos mandar a versão beta do novo formato, para que avaliem: clique aqui para participar.

Uma resposta

  1. Achei o site ótimo, especialmente as sessões de resenhas e livros do Prof., agora com muito mais destaque. Aproveito para enviar os parabéns pelos 80 anos! Que siga firme lançando luz sobre questões tão obscuras da sociedade e da economia. Abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.