👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Junho/Julho 2023

Dicas do Dowbor

Car@s amig@s,

Meio ano de governo passa num instante, sobretudo quando houve tanto desmonte institucional, o absurdo de um Banco Central “autônomo” que drena as finanças públicas, e tantas penosas negociações com o congresso, tantos interesses cristalizados.

O Brasil precisa de reformas estruturais, mas o espaço político existente está mais para abertura progressiva de espaços. Me confesso otimista, mesmo se todos queremos tanto mais.

Os grandes desafios estão na frente, e temos que organizar o apoio, esclarecimentos, uma “pedagogia da economia” por todos os lados.

Os textos e vídeos abaixo são essencialmente ferramentas de trabalho.

Boas leituras!

– Prof. Ladislau

Artigos
Ladislau Dowbor
– 15 de junho, 2023
– 3p.
Crise do neoliberalismo desperta, em todo o mundo, busca de novas teorias. Elas zombam do culto à cobiça e falam em igualdade, volta do Estado, missões sociais e respeito á natureza. Quem as defende? Por que a mídia brasileira omite este debate?
Artigos Recebidos
Dieese
– 13 de julho, 2023
– 56p.
Um estudo de primeira linha do DIEESE sobre a importância dos bancos públicos, frente à desarticulação da regulação do sistema bancário privado no Brasil.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de julho, 2023
– 3p.
When financial rentier income, meaning investments in bonds and various financial "products," yields more than starting a company and making a productive investment, money flows to where it earns more: to unproductive gains.
Resenhas
David Gelles
– 16 de junho, 2022
– 272p.
Recomendo muito a leitura desse livro. Sem frescuras, academicismos ou gráficos complexos, mas com muita documentação de apoio e pesquisa, é a melhor radiografia que li sobre como se deformou o que conhecíamos antigamente como capitalismo industrial, e que hoje conhecemos como “mercados”.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 8 de abril, 2010
– 32p.
Nas presentes discussões sobre os rumos, na nova gestão Lula, vale a pena rever este documento, elaborado a pedido da Presidência em 2010, e apresentado no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "Conselhão".
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.