👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Maio 2023

Dicas do Dowbor

Car@s amig@s,

Estamos todos buscando formas de pressionar pelo avanço de pautas evidentes, como a proteção ambiental, o enfrentamento da fome e da tragédia dos indígenas, a reindustrialização, e outros desafios.

Constatamos a dura resistência dos rentistas articulados com políticos oportunistas e finanças internacionais. É uma luta por resgatar o Brasil, e precisa de todos nós. O material que segue constitui ferramentas para ampliar a compreensão dos desafios e dos caminhos.

O primeiro texto, artigo curto do Piketty, mostra como os desafios são sistêmicos: o mundo está buscando novos rumos. Em seguida, a coletânea Problemas Contemporâneos apresenta um leque de visões, com meu capítulo focado na mudança das formas de acumulação de capital, núcleo das transformações. Instabilidade dos Territórios é uma homenagem a Milton Santos, nesta era em que a reapropriação do desenvolvimento pela base da sociedade se torna essencial.

O texto Desenvolvimento Local: empoderar a comunidade, apresenta um leque de desafios e de propostas visando políticas municipais participativas. A resenha do livro A máquina do Caos apresenta o excelente livro de Max Fisher sobre a transformação que as mídias sociais estão gerando no mundo. Incluímos ainda um vídeo de 4 minutos sobre o agronegócio, e uma nota sobre os documentários da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, com cinco filmes sobre economia e sustentabilidade.

O último item é uma caricatura britânica sobre a contaminação dos rios: a privatização da água na Inglaterra generalizou o drama, pois vender água é lucro, tratamento de esgotos é custo.

Boas leituras!

– Prof. Ladislau

Resenhas
Max Fisher
– 7 de junho, 2023
– 510p.
O repórter investigativo Max Fisher disseca a história e o funcionamento das grandes empresas de tecnologia, e o impacto global das redes na nossa vida. Com um elenco de cientistas, delatores, políticos, teóricos da conspiração e bilionários misantropos, A MÁQUINA DO CAOS derruba a cortina dos likes e compartilhamentos e mostra uma sociedade perigosamente à mercê de forças contrárias a seus interesses.
Happy Hour
Chris Riddel
Para um grupo privado, vender água rende, assegurar esgotos e tratamento de água é custo. O mesmo está se dando em São Paulo, com Sabesp parcialmente privatizada.
Livros em Colaboração
Mônica Arroyo e Adriana Leme Bernardes Silva (Orgs.)
– 3 de maio, 2023
– 420p.
A consciência coletiva dos direitos e as resistências à ordem imposta, bem como a busca por um projeto nacional e outras formas de gestão e planejamento, são um caminho necessário à edificação de um território mais igualitário e soberano. Como enfrentar este novo momento é a pergunta que todos(as) os(as) autores(as) que participam desta obra se desafiam a refletir.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 24 de maio, 2023
– 2p.
Texto sobre filmes do Panorama Internacional Contemporâneo da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema 2023. O poder de documentários como esses, apresentando casos concretos, com imagens e análises, é de preencher um gigantesco vazio que tantas angústias nos causa: a incompreensão das origens de tanta desgraça, quando temos tantos avanços tecnológicos e tanta riqueza no planeta.
Livros em Colaboração
Ladislau Dowbor, Juarez de Paula, Marcio Pochmann, Paulo Vannuchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Silvio Caccia Bava (Org.)
– 16 de maio, 2023
– 65p.
O presente documento constitui uma versão atualizada, revista e ampliada da pesquisa de 2007, "Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local". Resgatar o protagonismo dos 5.570 municípios do país, base do nosso desenvolvimento, tornou-se essencial
Livros em Colaboração
Regina Gadelha (Org.)
– 15 de maio, 2023
– 355p.
A professora Regina Gadelha organizou um volume de primeira importância para entendermos nossos desafios econômicos, políticos e sociais, inclusive nas suas dimensões internacionais. O mundo está mudando rapidamente, e este painel de 16 capítulos, com autores de primeira linha nos diversos temas, permite uma visão de conjunto.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.