A financeirização da educação brasileira e seus impactos
Menu
SHARE

A financeirização da educação brasileira e seus impactos

A razão de ser deste trabalho é apontar os impactos da crescente privatização dos serviços educacionais, relacionando-a à intensificação da financeirização e mercantilização do ensino.
Autor
Ladislau Dowbor e Beatriz de Azevedo Blandy
Tamanho
25 páginas
Originalmente publicado
Data
12 de maio, 2022
ISSN
2177-1626

O mundo da educação está se deslocando rapidamente. Uma dinâmica básica é que o conhecimento, matéria prima educação, está se tornando o principal fator de produção na economia moderna. Segundo, é que a informática, a conectividade planetária e a inteligência artificial estão deslocando profundamente as bases do sistema educacional. Terceiro, é que as corporações financeira e comerciais privadas estão se apropriando rapidamente do que consideram um filão fundamental de lucros: as pessoas precisam da educação para avançar na vida, e o controle do sistema pode ser altamente lucrativo.

O artigo apresenta essas transformações, no quadro do ensino superior e básico no Brasil.

Para acessar o artigo basta clicar no botão de Download acima.

Para citar:  Artigo A financeirização da educação brasileira e seus impactos – Ladislau Dowbor e Beatriz de Azevedo Blandy – Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Educação – Universidade Católica de Santos ISSN: 2177-1626 – Páginas 801 a 825 – Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.36, p. 801-825, mai.-ago, 2022 – Qualis/Capes A4

 

– Prof. Ladislau Dowbor

Captura de Tela 2023 04 04 às 20.07.18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Tutaméia
– 20 de março, 2024
– 64 min.
Nessa entrevista ao @tutameia conto sobre minha participação na resistência armada à ditadura militar no Brasil, relembro o sequestro do cônsul japonês em São Paulo, o exílio e meus trabalhos antes e depois do golpe de 1964.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de março, 2024
– 3p.
The complex social deformations we face have become a tightly knit system. But the key to bringing society on a more democratic track starts precisely with understanding how the knots are tied. We just finished COP28, twenty-eight years suggesting we have a problem. It is not a problem, it is a catastrophe.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.