Bancos Comunitários de desenvolvimento
Menu
SHARE

Bancos Comunitários de desenvolvimento

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Dissertação de Mestrado em Administração, FGV-SP, defendida em fevereiro de 2011, orientação de Marta Farah, banca Lauro Faria.Contato [email protected]

Daniel Garcia analisou três bancos comunitários recém instalados em São Paulo (2009). Vale a pena estudar uma experiência tão recente? Não pelos resultados, sem dúvida, mas sim pela análise da dificuldade que é implantar uma experiência inovadora. Primeiro, a dificuldade cultural. As pessoas estão acostumadas ao banco como distante, com ar condicionado, cheio de seguranças e portas giratórias. Aparece uma salinha simpática, mas sem a pompa associada ao banco. As pessoas brincam que só se houver um assalto é que vão achar que é banco mesmo. Ver em entrevistas esta lenta mudança cultural é interessante. As pessoas só aos poucos redescobrem que o dinheiro é delas, não do banco. Pouquinho dinheiro, mas acessível, lá em baixo da escala social, faz muita diferença. E entender os seus direitos faz uma enorme diferença. Outra questão levantada, é a dependência na criação.

 

Os parteiros, no caso, o SNAES (o dinheiro) e as universidadess (apoio técnico), articulam-se com os movimentos comunitários que precisam se apropriar do processo e se tornarem autônomos. É um equilíbrio precário entre “ajudar” excessivamente gerando dependência, e a passividade que não estimula. É preciso sim ajudar a gerar oportunidades, mas respeitar a iniciativa. A transição entre pequenos empréstimos e a promoção de emprego e renda é outro ponto sensível, que exigiria então a convergência com outros apoios no território, na linha do nosso “Produtividade sistêmica do território” (neste site, sob Artigos Online). O estudo do Daniel é mais um aporte à lenta e sistemática construção da inclusão produtiva, da redução da desigualdade. São novas arquiteturas financeiras que emergem, fora do cartel comercial. Neste mesmo “Pesquisas Conexas”, veja os estudos de Flávio Fopguel e de Claiton de Mello. O contato do Daniel, para quem quiser acessar o texto, é [email protected]

Autor: Daniel Bruno Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.