World Information Report 1997/98 -UNESCO, Paris, 1997, 92-3-103341-7
Menu
SHARE

World Information Report 1997/98 -UNESCO, Paris, 1997, 92-3-103341-7

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Editora
Ano

Trata-se de uma publicação de primeira importância. Pela primeira vez a UNESCO (ou qualquer instituição, pelo que eu saiba) realiza um esforço tão amplo de avaliação da autêntica revolução que está ocorrendo no planeta, como resultado da articulação das novas tecnologias com a nova importância do conhecimento no conjunto das nossas atividades. Trata-se, como disse Al Gore sem nenhum exagero, de “mudanças dramáticas na civilização”.

O relatório estuda como esta revolução está transformando as escolas, a nova profissão de gestão de informação que emerge, como está sendo transformada a saúde, o impacto sobre os processos produtivos e assim por diante.

Estarei comentando ainda este livro em torno aos capítulos individuais: são 32 autores que estudam diversos aspectos das transformações em curso.

O diretor geral da Unesco, Federico Mayor, não exagera ao escrever: “We are embarked upon an information revolution that promises to open a new era in human history, with consequences as far reaching as those of the agricultural and industrial revolutions”.

O livro tem 387 páginas, é um instrumento de trabalho precioso, para todos que entendem que tecnologia não é para ficar deslumbrado: é para assimilar e transformar em instrumento de libertação.

https://unesdoc.unesco.org/images/0010/001062/106215e.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de maio, 2024
– 3p.
The basic idea I am trying to convey here, is that some activities clearly work better in a free-market environment, like producing bicycles, tomatoes, or opening a bar. But putting our health in the hands of financial corporations in a profit maximization environment, is just a tribute to incompetence.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 10 de maio, 2024
– 3p.
Sob ideais elevados, podridão é orgásmica – por isso, Big Techs, poluidoras e genocidas investem no ódio coletivo. Se a deformação social é a regra, reconstruir a democracia exige compreender o quão enredados estamos ao horror…
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.