Cadernos Especial de Economia Solidária (2ed.)
Menu
SHARE

Cadernos Especial de Economia Solidária (2ed.)

A economia solidária representa uma alternativa vital para construir uma sociedade mais justa e sustentável. Em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado em 15 de dezembro, esta iniciativa visa destacar o papel fundamental da economia solidária no cenário econômico atual.
Autor
Conselho Federal de Economia (COFECON)
Tamanho
60 páginas
Originalmente publicado
Data
15 de dezembro, 2023
ISSN
2446-9297

Não há mistério quanto aos objetivos: temos de assegurar uma sociedade economicamente viável, mas também socialmente justa e ambientalmente sustentável. E as medidas são igualmente claras, sistematizadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovadas por todos os países do mundo. E temos tanto as tecnologias como os meios financeiros, hoje controlados por gigantes corporativos improdutivos.

O nosso desafio não é propriamente econômico, de falta de recursos, e sim de organização política e social. O conceito de economia solidária, ou seja, de que a economia deve servir ao bem-estar das populações e do meio-ambiente, nos traz para o desafio básico: em vez de maximização de fortunas para os mais ricos, temos de buscar o bem-estar de todos.

A guerra de todos contra todos, na linha do que hoje chamamos de neoliberalismo, é um desastre. A colaboração é muito mais produtiva do que a competição. Não é questão de ideologias, e sim de bom senso.

Clique no botão de Download acima para acessar ao Caderno Especial de Economia Solidária na íntegra.

– Prof. Ladislau Dowbor

Captura de Tela 2024 01 24 as 12.32.15
Clique no botão de Download acima para acessar ao Caderno Especial de Economia Solidária na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de maio, 2024
– 3p.
The basic idea I am trying to convey here, is that some activities clearly work better in a free-market environment, like producing bicycles, tomatoes, or opening a bar. But putting our health in the hands of financial corporations in a profit maximization environment, is just a tribute to incompetence.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 10 de maio, 2024
– 3p.
Sob ideais elevados, podridão é orgásmica – por isso, Big Techs, poluidoras e genocidas investem no ódio coletivo. Se a deformação social é a regra, reconstruir a democracia exige compreender o quão enredados estamos ao horror…
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.