OXFAM – Uma Economia para os 99% – 2017 (13p.)
Menu
SHARE

OXFAM – Uma Economia para os 99% – 2017 (13p.)

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
13 páginas
Originalmente publicado
Data

Screen Shot 2017 01 19 at 10.18.20 AM

Desigualdade parece tema batido. Mas não se trata apenas de injustiça: é um mecanismo que trava a economia, gera explosões sociais, desarticula a sociedade como um todo. Estamos muito além da mais-valia tradicional nas empresas produtivas. A mais-valia financeira permite explorar tanto governos com a dívida pública, quanto empresas e pessoas físicas, gerando uma classe de intermediários financeiros que não só não financiam a produção, o consumo e os investimentos públicos, os motores da economia, como os paralisam. Estamos na era da acumulação improdutiva de patrimônio, descapitalização da sociedade. É uma desorganização sistêmica. A reforma do sistema financeiro global (e nacional no Brasil) constitui o desafio central. Enriquecimento sem a contrapartida produtiva, “unearned income” na terminologia inglesa, gera rentistas ricos e economias travadas.

Em uma dezena de páginas, o relatório da Oxfam sistematiza a situação explosiva atual. São dados extremamente confiáveis, um documento essencial para entender as tensões atuais. Acesse neste link: https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/economia_para_99-sumario_executivo.pdf, o sumário executivo do relatório da OXFAM(em português, 13p.)

E, se preferir, confira a íntegra do relatório (50 p.) em: https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/economia_para_99-relatorio_completo.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.