Share on Facebook16Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Manuel Castells – Democracy in the age of the internet

manuelcastellsInteressante artigo de Manuel Castells, curto (4 p.), em inglês, sobre o impacto da internet sobre a democracia na era da internet, e a política em geral.

A íntegra do artigo está disponível em:
http://llull.cat/IMAGES_175/transfer06-not01.pdf

Saliento umas pérolas:

“Negative messages are engraved much more intensely in the mind than positive ones” (“Mensagens negativas se gravam na mente com intensidade muito maior do que as mensagens positivas”), ou seja, a calúnia, acusações negativas e razões para ódio funcionam mais do que discutir programas ou mostrar resultados.

“Credibility no longer resides only in the emitter of the information but also in the receiver’s ability to filter” (“A credibilidade já não reside apenas no emissor das informações, mas também na habilidade de quem recebe saber filtrá-las”). Navegar no mar de mensagens da mídia social exige novas formas de leitura e apropriação.

“Democracy in the age of the Internet is not the democracy of parties.”(“A democracia na era da internet já não é a democracia dos partidos”). Com a conectividade global, as formas de participação da política têm de ser repensadas.

Veja também http://www.ihu.unisinos.br/560563-castells-e-a-decadencia-democratica-que-vivemos