Compêndio de indicadores de sustentabilidade das nações – Anne Louette – (Organizadora), São Paulo, WHH, 2007, 112p.
Menu
SHARE

Compêndio de indicadores de sustentabilidade das nações – Anne Louette – (Organizadora), São Paulo, WHH, 2007, 112p.

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
112 páginas
Editora
Ano

Como outras coisas que Anne Louette tem feito, este pequeno compêndio é simples e útil. Todos sabemos hoje que o PIB é uma medida amplamente insuficiente e eivada de erros de concepção básicos. Não vai desaparecer como unidade de medida, mas vai ser sobretudo complementado por un conjunto de métodos simples de contabilidade tecnicamente mais corretos e sobretudo mais atualizados para responder à evolução da economia moderna.

A estrutura do compêndio é simples: cada sistema de indicadores, o Genuine Savings Indicadors do Banco Mundial, por exemplo, é apresentado numa página dupla, com definição, histórico, objetivos, conteúdo e referências online para mais informação. São apresentados 25 dos principais sistemas de indicadores utilizados, como o Happy Planet Index de Londres, o Indice Paulista de Responsabilidade Social, o Ecological Footprint etc.

Na introdução, vários textos curtos (de 2 p.) de aparesentação dos principais problemas metodológicos, com contribuições de Hazel Henderson, Jean Gadrey, Ladislau Dowbor e outros. Trata-se realmente de um instrumento prático de consulta e de trabalho, vale a pena. Foram tirados 8 mil exemplares, mas o documento está disponível na íntegra online no linkhttps://www.compendiosustentabilidade.com.br/2008/imagens/banco/arquivos/compendio_indicadores.PDF

Para uma visão mais ampla e analítica, existem evidentemente os próprios livros dos autores mencionados, como Os Novos Indicadores de Riqueza de Jean Gadrey (veja comentário abaixo), o Calvert-Henderson Quality of Life Indicators para os Estados Unidos (também comentado neste Dicas de Leitura) e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.