Maria da Conceição Tavares – A crise financeira: duração e impacto no Brasil e na AL – junho – 2009
Menu
SHARE

Maria da Conceição Tavares – A crise financeira: duração e impacto no Brasil e na AL – junho – 2009

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

A visão de Maria da Conceição Tavares é relativamente otimista para o Brasil, mas pessimista no nível global. Apoiando-se em estudo de Eichengreen e O’Rourke, comenta: “Nos últimos nove meses da atual crise a recessão seria tão aguda quanto nos primeiros nove meses depois da Crise de 29 e a queda no valor global das ações seria ainda maior. Como a liquidez atual é imensa, com taxas de juros reais praticamente nulas e políticas anticíclicas generalizadas (ao contrário do ocorrido na crise de 30), as possíveis implicações de uma análise deste tipo seriam extremamente pessimistas. O que mais me preocupa, porém não é este tipo de exercício, mas o fato de que nem a crise bancária americana, nem a crise de crédito global se encontram perto de solução e que o efeito de contágio da crise de 30 era menor que o da atual crise, dada a situação de globalização financeira e as profundas assimetrias na economia mundial.” O artigo está disponível em https://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=59616&edt=1 – A impressionante comparação das crises de 1929 e atua, de Eichengreen e O’Rourke, pode ser vista em https://www.voxeu.org/index.php?q=node/3421

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.