👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.

Bons Sites

Estamos cada vez mais conectados pelas tecnologias, o que permite o acesso direto e gratuito a informação científica e cultural de primeira linha, diversificada e não comercial. Aqui algumas das fontes mais ricas de informação.

Menu

Vídeo de 4 minutos

Nossa era é de fake-news mas também de fake-jornalismo na grande mídia comercial. Temos de enfrentar uma impressionante indústria com capacidade de nos fazer pensar qualquer bobagem, e nos fazer acreditar que pessoas com “bom senso” pensam como nós.

O que apresento aqui, através da descrição de como eu organizo a minha informação, indicações de fontes confiáveis, nacionais e internacionais, bem como dicas práticas de gerenciamento de tanta informação que recebemos.

Leia o artigo .

A desigualdade é, junto com a destruição ambiental, o nosso principal desafio. O novo site www.inequality.world oferece excelente material para pesquisa nessa área, uma ampliação do WID (World Inequality Database), organizado por Thomas Piketty e uma centena de pesquisadores. **English** - We are thrilled to announce that the World Inequality Lab has launched a new website: www.inequalitylab.world. The aim of this website is to offer to our visitors a clear and easily accessible overview of the projects, events, books and research work that our team is conducting or coordinating. The data and publications are still available on the World Inequality Database: www.wid.world.
The website of Concilium Civitas - a group of Polish social science scholars working at the best universities in the world, which since 2019 has been serving public debate in Poland, in the face of internal and global political and civilisation challenges. *** Strona internetowa Concilium Civitas - grupy polskich uczonych nauk społecznych pracujących na najlepszych uczelniach światowych, która od 2019 roku swoją wiedzą służy debacie publicznej w Polsce, w obliczu wewnętrznych i światowych wyzwań politycznych i cywilizacyjnych.
Socioeco.org é uma biblioteca online dedicada à economia social e solidária (ESS) e seus conceitos associados. Ela contém documentos em 5 idiomas principais: francês, inglês, espanhol, italiano e português. Cada página é autônoma, os documentos não são traduzidos de um idioma para outro, exceto onde indicado. Além das ideias e dos conceitos que constituem o campo ampliado da ESS, queremos também divulgar as experiências que fazem deste segmento um verdadeiro vetor de transformação social no mundo inteiro. Os documentos são de vários tipos: publicações, análises, descrições de iniciativas, descrições de políticas públicas, ferramentas educacionais, treinamento ESS, teses estudantis, legislações, vídeos, mapas... Para encontrar o que deseja facilmente, basta clicar em "O que você está procurando na ESS" na parte superior da página principal, irá dirigido.a diretamente para os diferentes elementos do website.
Sediado em Amsterdã, o TNI é uma organização não-governamental de pesquisa, já tradicional e muito confiável. Constitui excelente fonte para documentar as transformações estruturais da economia mundial. Vale a pena visitar o site (link abaixo) e o material é gratuitamente disponível em Creative Commons. Seu conjunto de quadros e tabelas permite visualizar o universo da alta finança que hoje domina o mundo, de maneira extremamente didática. O poder é analisado nas suas dimensões reais. Considero uma ferramenta de primeira linha, que tem a vantagem de poder ser livremente consultada e difundida entre pesquisadores e movimentos sociais.
O INESC realiza estudos e acompanhamento do orçamento público no Brasil, é uma excelente fonte de informação para os que batalham por um sistema mais transparente de governança.
Site da Pós em Administração da PUC, ainda em fase de construção, mas que deve servir de base de informação para quem quer conhecer o programa. O contato direto é com Rita, F:(11) 3670 8513
O site de Hazel Henderson é um dos sites importantes para uma visão alternativa e construtiva da economia: o movimento Ethical Markets permite aplicações financeiras em empresas decentes, há CDs com entrevistas com pessoas que apresentam uma outra visão da economia e do “sucesso” e assim por diante. O programa de TV da Hazel atinge uma grande massa nos EUA, está se tornando um instrumento importante de construção de uma nova visão. Veja também os Indicadores de qualidade de vida.
É um site de visões alternativas da economia, inclusive da teoria econômica, que surgiu em torno ao TOES (The Other Economic Summit) para se contrapor a Davos. Está se construindo uma nova visão da ciência econômica, um pouco como o Alternatives Economiques da França. E nós, quando organizaremos o nosso movimento de alternativa econômica? Ou está ciência que ensinamos nos convence?
O site Observatório da Imprensa nos traz noticias sobre uma área de imensa importância e tão pouco conhecida: a concentração e deformação do sistema de informação e a mídia no país.
O instituto de defesa do consumidor é uma instituição não governamental, faz um trabalho muito interessante e publica um boletim que vale a pena receber online [email protected], além de publicar uma revista de excelente qualidade. Como consumidores somos comidos pela borda, como mingau, pois nenhum de nós tem tempo de realmente tentar processar uma grande empresa por causa de pequenos delitos. Vale a pena, a concentração empresarial deu muito poder às empresas, aqui está uma forma simples de reagir de maneira organizada.
No site encontramos uma publicação semanal online, o “Boletin Reforme” que apresenta artigos do mundo hispânico que tratam em geral de problemas de gestão pública e das reformas administrativas. Permite por exemplo ver que países estão utilizando que metodologias de avaliação de políticas públicas e assim por diante. O boletim é semanal, o que aparece na tela é um índice que facilita a localização rápida de assuntos que nos possam interessar. Através do contato [email protected] pode-se também propor artigos para publicação online.
O Instituto Pólis é um dos principais centros difusores de pesquisa sobre gestão urbana no Brasil, com um leque muito amplo de atividades. Publica uma revista, recentemente lançou uma coleção sobre governança, e a série de publicações “Dicas Municipais” contém descrições de centenas de experiências inovadoras brasileiras, em notas que são divulgadas em todo o Brasil, enviadas a todos os prefeitos. Vale a pena receber online.
Creative Commons faz parte de uma amplo esforço por parte de autores de disponibilizar gratuitamente a sua produção científica ou cultural e artística de forma geral, sem intermediários, e com alguma proteção. Na prática, autoriza-se o uso não comercial da criação, exigindo a menção da fonte (créditos) e proibindo a fragmentação ou deturpação. É o que tem sido chamado de “copyleft” em vez de “copyright”. Veja no meu site, em baixo há um “carimbo” indicando CC e “Alguns direitos reservados”.
O Núcleo de Estudos do Futuro trabalha sobre as macro-tendências, ou “mega-trends” que influem sobre as mudanças estruturais da sociedade. Está ligado ao Programa de Estudos Pós-graduados em Administração da PUC-SP, e acolhe pesquisadores de diversas instituições e áreas científicas.
Movimento lançado no início de 2007, visando mobilizar a sociedade paulistana para uma transformação profunda da cidade, na linha do que já foi conseguido em Bogotá e outras cidades. Quem empurra este barco é Oded Grajew, que é dotado de notória capacidade convocatória. Tudo indica que este barco vai andar, vale a pena todos trazerem uma parcela de ajuda, Acessem o site para participar.
O blog Crise e Oportunidade, reúne um conjunto de pesquisadores que estão buscando, a partir de crise, colocar com mais força em discussão um conjunto de temas básicos não só financeiros, mas também sociais e ambientais. Coordenação científica Ignacy Sachs e Ladislau Dowbor. Veja os textos e os eventos.
O site oferece amplo material de pesquisa sobre tendências das mudanças sociais, numa visão transformadora, artigos bons para acompanhar o que acontece pelo mundo e aqui. Vale a pena se inscrever para receber o boletim.
Nueva Sociedad é uma excelente fonte de informações sobre a América Latina.
O ICLEI é uma rede mundial de autoridades locais que buscam o desenvolvimento sustentável. O site apresenta excelentes notas sobre inovações urbanas nas mais variadas partes do mundo. Importante tanto para buscar ideias como para divulgar inovações.
O Mapa da Participação Cidadã é uma plataforma que permite ao usuário buscar ou cadastrar organizações que proporcionam diversas formas de participação cidadã no município de SP. Se você é responsável por uma iniciativa como esta, também pode fazer parte do Mapa. A adesão é totalmente gratuita. Participe! Assim poderemos oferecer um conjunto cada vez maior de informações para estimular a mobilização da sociedade e fortalecer as organizações sociais.
Uma excelente fonte de artigos online (em inglês) sobre economia no mundo, acesso aberto e gratuito para os que se inscrevem para receber. Um instrumento de trabalho de primeira linha, a ciência econômica “pós-autística”, como dizem os organizadores, é muito interessante.
O site apresenta excelentes dados sobre um dos principais desafios da atualidade: como se formam, administram e aplicam os recursos públicos. Como se trata, para os países desenvolvidos pelo menos, de somas que representam entre 40% e 60% do PIB, é vital a sua racionalização. O site apresenta em particular os resultados da recente pesquisa sobre o funcionamento dos paraísos fiscais, onde se escondem recursos da ordem de 21 a 32 trilhões de dólares (o PIB mundial é de 63 trilhões). As grandes fortunas do mundo ajeitaram bem o seu ninho. Brasileiros participam com cerca de 520 bilhões de dólares, cerca de um quarto do nosso PIB, fruto de evasão fiscal, dinheiro de drogas, corrupção e semelhantes.
Trata-se de uma newsletter em espanhol, cujo valor está principalmente na seleção de artigos que disponibiliza. Vale a pena se inscrever para receber. O site tem também livros na íntegra, como Renda Mínima.
Constitui uma das melhores fontes de informação internacional que temos no Brasil. Le Monde Diplomatique Brasil recolhe a seleção de artigos da publicação mensal francesa, e acrescenta sempre vários artigos sobe o Brasil. A revista é mensal, e o site traz o acervo dos meses e anos anteriores, além de parcerias com outras newsletters como Mercado Ético, Transnational Institute e outros. A pesquisa temática ou por autor no site permite reunir rapidamente artigos-chave sobre temas internacionais importantes.
A publicação traz excelentes matérias curtas, e muito práticas, sobe o desenvolvimento sustentável. Publicada em papel com 5800 exemplares, é também acessível online em Creative Commons. Ótimo material para discussão em aula ou reuniões de movimentos sociais.
Vale muito a pena receber a newsletter do IHU Instituto Humanitas Unisinos, pois este site está hoje entre as melhores fontes de informação, com conteúdo confiável. É informação de nível acadêmico tornada acessível. E confiabilidade hoje é essencial.
Uma das melhores fontes de informação sobre desigualdade, no plano internacional, é o blog inequality.org. Você pode se inscrever para receber artigos e notícias, nada invasivo, clicando aqui. O site é em inglês.
Site que faz o seguimento da luta pela liberdade de comunicação, direito à privacidade e semelhantes. Importante para acompanhar uma luta, hoje central, pelo controle ou liberdade de acesso ao conhecimento. Vale a pena receber o mailing deles, não é invasivo, frequência bem moderada.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.