👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Outubro 2021

Dicas do Dowbor

Car@s,

o Brasil continua ladeira abaixo, acumulando desgraças. É o oitavo ano de paralisia, agravada pela pandemia, mas gerada pela forma espantosa como grupos financeiros, corporações internacionais e traders de commodities estão desconstruindo as instituições e a economia.

O Brasil está sendo literalmente drenado de suas riquezas. Entregar o petróleo, vender a preço absurdo uma matéria prima que é nossa, gerando dividendos em vez de financiar o nosso desenvolvimento, é um crime financeiro contra a nação.

Exportar bens primários, e em particular alimentos, enquanto temos 19 milhões passando fome e 116 milhões em insegurança alimentar, é outro crime, são milhões de crianças que passam fome neste país que produz, só de grãos, 3,2 quilos por dia e por pessoa. Isso não é caos, é pilhagem sistemática.

Em plena pandemia, com a economia parada, os bancos viram os seus lucros explodir. Isso não política, é bandidagem. E olhem que eu já vi muita.

Aí vão sugestões de leitura, textos que nos ajudam a entender as dinâmicas e identificar oportunidades.

– Prof Ladislau

Artigos
Ladislau Dowbor
– 10 de outubro, 2021
– 2p.
A look at the merits of decentralization vs centralized economic and governmental structures: Local participatory and decentralized management of public affairs is being rediscovered, as a basic anchor to ensure that the overall result is a sustainable and more balanced development. The greater part of the world population presently lives in cities, a proportion that reached 87% in Brazil.
Pílulas Informativas
Ladislau Dowbor e Instituo Paulo Freire
– 2 de outubro, 2020
– 225 min.
O Instituto Paulo Freire, em parceria com o Professor Ladislau Dowbor, disponibiliza gratuitamente, a íntegra do curso sobre o livro “A Era do Capital Improdutivo”. Você vai entender como a nossa economia está sendo deformada, e como pode ser recuperada.
Livros em Colaboração
CEAP -Centro de Educação e Assessoramento Popular
– 1 de outubro, 2021
– 289p.
O capítulo de Dowbor, Direito Humano à Saúde e Economia, desenha o contexto de governança econômica necessário para que essas políticas possam ser viabilizadas. É baseado em entrevista, mas cuidadosamente revisada.
Bons Filmes
Rede TVT
– 7 de outubro, 2021
– 135 min.
A China é importante demais para que não entendamos como funciona. Esses três documentários ajudam muito, apresentados pela TVT. Temos muito que aprender com a China, e precisamos ir além das ‘opiniões’ que nos empurram. Ótima qualidade de informação em três episódios de 45 minutos cada.
Artigos
Ladislau Dowbor e Bruno Barbosa Cezar
– 7 de outubro, 2021
– 30p.
Escrito em parceria com Bruno Barbosa Cezar, este capítulo do livro "Covid-19: Economia, Sociedade e Território" traz um vídeo de 16 minutos com uma leitura comentada dos gráficos apresentados, vale a pena.
Livros por Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor
– 1 de julho, 2012
– 131p.
O presente ensaio organiza em torno de 20 pontos (por exemplo os desafios da economia do conhecimento) as novas tendências e os novos instrumentos de análise correspondentes.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.