👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Novembro 2021

Dicas do Dowbor

Car@s,

Estamos terminando o ano de 2021 espantados com o mal que a política pode fazer, com a facilidade com a qual instituições que funcionavam podem ser desconstruídas, com a fragilidade de uma Constituição que defendia direitos: uma coisa é a lei, outra coisa é em que mãos ela está.

Assistimos em boa parte impotentes frente ao desmonte das instituições, cada desmonte chamado de “reforma”. A nossa economia está hoje no nível de 2011, entramos no 9º ano de recuos e paralisia.

A tragédia dos mais de 600 mil mortos nos deixa como que anestesiados, enfileirando desgraças. A esperança é nos unirmos em torno do bom senso, de uma política e de uma economia a serviço do bem-estar de todos, não de um bando de bilionários irresponsáveis.

Abaixo, alguns textos que podem ajudar.

– Prof Ladislau

Entrevistas
Jornal da Tarde
– 14 de dezembro, 2021
– 13 min.
Com o dia mundial de combate à pobreza, a TV Cultura me abriu espaço, no Jornal da Tarde, com uma entrevista sobre as causas da pobreza, e no dia seguinte sobre as medidas para combatê-la. São duas falas de 7 minutos cada, que ajudam bastante para tornar mais clara a mudança de rumos que necessitamos.
Bons Filmes
Alex Gibney
– 22 de dezembro, 2018
– 660 min.
Vejam este excelente documentário sobre como funciona o dinheiro. São duas temporadas que totalizam 11 episódios, cada um com aproximadamente uma hora de duração. Na Rota do Dinheiro Sujo, “Dirty Money” no original, é uma ferramenta de trabalho para entender as dinâmicas.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de novembro, 2021
– 2p.
An ethical challenge, source of political instability and economic stagnation. Inequality is exploding in the world, in great part linked to financialization. Capitalism is changing, speculation pays more than production, generating both social dramas and economic stagnation.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 22 de novembro, 2021
– 2p.
O que é 'vencer na vida'? Há os que tiveram sucesso 'vencendo' os outros, derrubando concorrentes, impondo-se pela força e pelo dinheiro. E há os que tiveram sucesso ajudando os outros, colaborando, contribuindo para a sociedade. Paulo Freire, Josué de Castro, Celso Furtado e tantos outros. Na corrida pelo sucesso, temos de pensar para onde estamos correndo, e o que realmente vale a pena.
Happy Hour
Mr. Fish
Com essa imagem deixamos o lembrete para quem ainda não viu assistir ao excelente documentário Ivory Tower, sobre a transformação das grandes universidades norte-americanas. Veja essa e outras dicas na seção Bons Filmes.
Livros por Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor
– 1 de janeiro, 2020
– 196p.
Em vez de comentar ou lamentar como o capitalismo que conhecíamos vem se transformando, procuro buscar o futuro que se forma no horizonte. As mudanças profundas nas formas de exploração, no mundo tecnológico, na sociabilidade digital, no próprio tempo e espaço da economia estão sugerindo que estamos indo para muito além de uma "indústria 4.0". É o modo de produção no seu conjunto que se desloca. O raciocínio aqui não é econômico, é sistêmico, e procura traçar novos rumos.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.