👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Fev./Março 2023

Dicas do Dowbor

Car@s,

O novo governo entrou com vigor, indo diretamente para os assuntos mais críticos, como a fome, mas ao mesmo tempo buscando reconstituir as instituições, ou seja, instrumentos de governabilidade. Apresentou uma proposta de regras do jogo para o médio prazo, o marco fiscal, que constitui um avanço moderado, dentro do que é possível com as relações de força política existentes.

O grande entrave ao desenvolvimento do país é o gigantesco dreno do que chamamos de “os mercados”, que são simplesmente grupos nacionais e internacionais de especulação financeira. A prazo, não é viável retomarmos o desenvolvimento pagando os juros mais altos do mundo, que drenam a capacidade de investimento do Estado, a capacidade de consumo das famílias e a capacidade financeira das empresas produtivas.

Herdamos fome e desindustrialização. Apenas dois setores são dinâmicos, a exportação de bens primários, e os lucros financeiros. Ambos constituem drenos. Os desafios reais são estruturais, centrados na desigualdade, e isso as elites não querem que se enfrente.

Abaixo material de informação que recomendo, em particular o texto O Dreno Financeiro, 6 páginas que resumem os nossos desafios.

Boas leituras!

– Prof. Ladislau

Entrevistas
José Nunes
– 24 de maio, 2018
– 2p.
Organizar ideias e transformá-las em ferramentas para ajudar outras pessoas a decodificar o mundo é muito estimulante. Hoje o meu blog transformou-se numa biblioteca virtual, utilizada por milhares de pessoas, todos os textos estão disponíveis, tanto os meus como os que me mandam, daqui ou do exterior, e de certa forma estou inserido num ambiente colaborativo de pesquisa e de “decodificação” desse nosso mundo complicado. Temas não faltam.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 17 de março, 2023
– 3p.
Em meio à desigualdade abissal, à volta da fome e à devastação do planeta, muitos fazem-se de cegos e repetem o mantra: Deus, Família e Pátria. Por trás de seu delírio, está uma razão cínica que, para preservar interesses, busca ocultar as saídas
Artigos Recebidos
Emir Sader
– 14 de março, 2023
– 2p.
"Con ese título, Ladislau Dowbor, uno de los mejores analistas económicos contemporáneos de Brasil, publicó un libro que es una referencia indispensable para entender el país en su era neoliberal."
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de março, 2023
– 3p.
The institutional impotence that plagues Brazil and so many other countries has to be faced, generating the necessary governance, and streamlining the decision-making process of society. The slow-motion catastrophe is gaining speed.
Entrevistas
Luis Nassif
– 21 de fevereiro, 2023
– 32 min.
Luis Nassif entrevista o economista brasileiro, de origem polonesa, e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor. O economista apresenta sua visão sobre a economia brasileira como um todo e a submissão ao mercado financeiro.
Resenhas
Miguel Real e Filomena Oliveira
– 22 de outubro, 2022
– 752p.
Quanto mais bagunçado o presente, mais vale a pena ver um pouco de história. Esta biografia de Saramago, foca o personagem, mas o pano de fundo que encontramos nos traz desde o atraso rural de Portugal dos anos 30 do século passado, até os embates de globalização no século XXI, Uma maravilhosa história, muito bem escrita, do personagem que nos colocou frente à frente com a nossa realidade através do romance e da poesia. Vale muito a pena.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 10 de junho, 2023
– 6p.
Artigo curto que resume os pontos essenciais do dreno financeiro que paralisa a economia brasileira, em particular os juros (sobre a dívida pública, pessoas físicas e pessoas jurídicas), a evasão fiscal, e o sistema tributário que isenta grandes fortunas, lucros e dividendos, exportações primárias e semelhantes. O essencial da visão apresentada, é que o dinheiro que é nosso, tanto o que está no Estado como nos depósitos bancários, tem de voltar a financiar a economia, em vez de alimentar rentistas.
Resenhas
Maria Ressa
– 8 de fevereiro, 2023
– 367p.
Nesta era de invasão de privacidade, de uso da conectividade global para fins políticos, do marketing comportamental, não basta denunciar as fakenews, precisamos repensar de maneira mais ampla o resgate do sistema de informação e da própria democracia.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.