👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Janeiro 2023

Dicas do Dowbor

Car@s amig@s, terminamos o ano com imenso alívio, enorme esperança, sustos com os ataques que mostraram a bestialidade do que enfrentamos.
Pela frente temos os imensos desafios da reconstrução, cujos caminhos são o denominador comum dos textos que abaixo recomendo.

Relatório do Gabinete da Transição, em particular, é um documento precioso, simples e direto, para entender o que herdamos e o que temos pela frente.
Mas os desafios são também globais, como aparece no relatório da Oxfam apresentado em Davos. Colocamos também vários artigos publicados no exterior, pois o mundo dá grande importância ao que aqui acontece, e a demanda foi grande.

Vejam o que lhes pode interessar, e não deixem de avisar se houver alguma dificuldade de acesso, lembrando que todos os textos estão em Open Access.

Abraço, boas leituras.
– Prof. Ladislau

Artigos Recebidos
Oxfam
– 18 de janeiro, 2023
– 58p.
A Oxfam, organização muito confiável, apresenta um excelente estudo sobre a desigualdade, as suas manifestações e o agravamento radical recente. O documento foi lançado por ocasião da reunião do Fórum Econômico de Davos 2023 e defende o aumento na tributação dos super-ricos para recuperar parte dos ganhos obtidos por meio de lucros excessivos durante a crise iniciada com a pandemia de covid-19.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 15 de dezembro, 2022
– 4p.
Multiplicam-se desejos e experimentos de vida livre do inferno mercantil. Novas construções teóricas avançam. Mas a máquina de alienação gira cada vez mais rápido – e coloca o indivíduo solitário como herói. Quem colapsará primeiro?
Entrevistas
Karina Alves
– 26 de outubro, 2016
– 3 min.
O Programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial da Resistência de São Paulo entrevistou Ladislau Dowbor sobre sua trajetória na luta contra a ditadura civil-militar no Brasil, o depoimento traz também sua análise de fundo sobre o período.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de janeiro, 2023
– 3p.
The austerity-mongers claim we must restrict government “spending” in order to have a balanced budget. It sounds responsible, but it doesn’t work. What we need is an intelligent balance between where the money comes from, and where it is invested. Brazil has the resources but lacks the corresponding financial policies.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 11 de novembro, 2021
– 25p.
In this paper, we present an overview of the main lines of action in order to reshape the society in Brazil so that it is economically viable, socially just and environmentally sustainable.
Artigos Recebidos
Governo de Transição
– 24 de dezembro, 2022
– 70p.
As equipes que compuseram o gabinete de transição do governo Lula apresentaram um documento de excepcional qualidade para entender o desmonte herdado e as políticas propostas. Simples e direto, o texto oferece uma oportunidade para ter uma visão de conjunto da situação e dos desafios do Brasil.
Livros em Colaboração
Ladislau Dowbor
– 14 de dezembro, 2001
– 392p.
Esta nova edição de 2022 do livro Economia Social no Brasil nos pareceu importante, apesar do livro ser de 20 anos atrás. Os dilemas são basicamente iguais, e agravados, e se trata, neste livro, essencialmente de métodos de pesquisa científica sobre como organizar uma economia em função das necessidades sociais, do bem estar das famílias.
Livros por Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor
– 14 de dezembro, 2022
– 140p.
Neste meu novo livro, em vez de um compêndio, vêm pensamentos, aforismos, a realidade que vejo condensada em frases simples e diretas. Estamos todos buscando novos rumos. Nesta estranha viagem que chamamos de vida, cada um de nós busca o seu espaço, mas não há como não nos sentirmos desorientados. Gosto deste versinho nordestino: “Para que tanta ganância e correria, se ninguém veio aqui para ficar?” Temos de baixar a bola, e resgatar o bom senso. De certa maneira, escrevi este livro pensando alto.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 2 de dezembro, 2022
– 1p.
A short note on one of our main challenges, which is the lack of responsibility from international corporations regarding environmental disasters, explosive inequality and human rights violations. It is part of the report on the UN Guiding Principles on Business and Human Rights, prepared annually for numerous countries.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.