👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
Abril 2022

Dicas do Dowbor

Caros amigos e amigas, como sempre, trago uma pequena lista de documentos/livros/artigos que me parecem importantes, nesta era de imensa insegurança, de narrativas escandalosamente deformadas, de busca de novos rumos.

Saímos de uma crise para outra, tanto no Brasil como no plano internacional. Precisamos mais do que nunca de gente bem informada.

Queria chamar a atenção para o primeiro título, Resgatar a Função Social da Economia, ensaio curto que ajuda a entender os nossos desafios e rumos possíveis. E alguns títulos sobre a Ucrânia, tão massacrada por interesses de terceiros, e que merece compreensão, não narrativas.

Boas leituras, bons vídeos.

– Prof. Ladislau

Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de março, 2022
– 4p.
How long will we economists, engineers, lawyers, architects, administrators and so many other professionals go along with the use of our technical expertise for stupid, if lucrative, aims? There is no necessary contradiction between a reasonable salary and a peaceful conscience. The system is rigged.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2022
– 4p.
A vicious circle generating social polarization, violence and more corporate-dominated politics: the inequality issue goes much beyond poverty and lack of access to basic goods and services. It is also about the feeling of inequality, the humiliation and frustration of being left out of the main trend, of being deprived of opportunities.
Livros em Colaboração
Nicholas Freudenberg
– 17 de março, 2022
– 592p.
Nicholas Freudenberg escreveu um livro marcante, porque trata da economia, das corporações, das atividades dos governos, do ponto de vista dos resultados que queremos obter: resgate ambiental, acesso generalizado às políticas sociais, educação, saúde, transporte, alimentação, enfim, as necessidades do nosso cotidiano. Texto simples e direto, e muito bem documentado, focando em particular os mecanismos pelos quais as corporações deformam o nosso desenvolvimento. Muitos exemplos e ótima análise. E de leitura gostosa. Aqui o prefácio que escrevi para a edição brasileira.
Entrevistas
Ladislau Dowbor
– 11 de abril, 2022
– 50 min.
A geopolítica e geoeconomia mundial estão mudando em profundidade. Aqui uma série de gráficos e tabelas que apresentam as mudanças de longo prazo, as chamadas macrotendências (megatrends), que ajudam a entender os nossos desafios estruturais, em particular ambientais, sociais e econômicos.
Artigos Recebidos
Boaventura de Sousa Santos
– 7 de abril, 2022
– 3p.
A guerra da Rússia contra a Ucrânia é a mais visível – mas não a única, nem a mais grave. O front econômico quer eternizar domínio do dólar e as lógicas do capital. E o midiático tenta dizer que certas vítimas são menos humanas do que outras
Livros por Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor
– 6 de abril, 2022
– 178p.
Este livro está centrado nos mecanismos centrais de exploração que se diversificaram e estão gerando a catástrofe da desigualdade e o drama ambiental que vivemos. A revolução digital está causando impactos tão profundos sobre a humanidade quanto em outra era causou a Revolução Industrial. O que chamamos de capitalismo tem as suas raízes na industrialização, que envolveu transformações nas técnicas e nas relações sociais de produção, com o trabalho assalariado e o lucro do capitalista, além de um marco jurídico centrado na propriedade privada dos meios de produção.
Entrevistas
Ladislau Dowbor
– 5 de março, 2022
– 20 min.
Ao Revista Brasil TVT: "EUA têm interesse no conflito e quer a Europa Ocidental dependente"
Resenhas
Chuck Collins
– 11 de março, 2021
– 224p.
Um livro pequeno, de leitura simples e transparente, e que acende a luz neste universo obscuro dos que tanto falam do seu “merecimento”, mas se apoiam numa estrutura paralela de poder que não presta contas a ninguém, apenas recebe os seus milhões por serviços prestados.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.