Dieese: A importância dos bancos públicos no Brasil
Menu
SHARE

Dieese: A importância dos bancos públicos no Brasil

Um estudo de primeira linha do DIEESE sobre a importância dos bancos públicos, frente à desarticulação da regulação do sistema bancário privado no Brasil.
Autor
Dieese
Tamanho
56 páginas
Originalmente publicado
Dieese
Data
13 de julho, 2023

Um estudo de primeira linha do DIEESE sobre a importância dos bancos públicos, frente à desarticulação da regulação do sistema bancário privado no Brasil, e o difícil resgate do papel fundamental dos bancos em geral: fomentar a economia, facilitando o consumo e financiando investimentos produtivos

São 52 páginas que permitem entender alguns dos principais desvios da economia brasileira.

Lembremos que 79% das famílias brasileiras estão endividadas, pagando juros que constituem usura  em qualquer parte do mundo, 71 milhões de adultos estão em inadimplência, e o Brasil se desindustrializa. E que o dinheiro que está nos bancos é nosso, bem como o dinheiro que o Estado transfere para grupos financeiros, os 13.75%. Em 2023, um presente que deve alcançar 740 bilhões, mais de quatro vezes o Bolsa Família, mas aqui para o 1%.

Para acessar o estudo basta clicar no botão de Download acima. Abaixo, vídeo com meu comentário de 5 minutos sobre o estudo, gravado para a Rede TVT.

– Prof. Ladislau Dowbor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.