Esta nova edição de 2022 do livro Economia Social no Brasil nos pareceu importante, apesar do livro ser de 20 anos atrás. Os dilemas são basicamente iguais, e agravados, e se trata, neste livro, essencialmente de métodos de pesquisa científica sobre como organizar uma economia em função das necessidades sociais, do bem estar das famílias.
As propostas continuam muito atuais, e fizemos um prefácio à edição de 2022 disponível para download aqui. (2 p.)
Relendo hoje o meu capítulo, “Gestão Social e Transformação da Sociedade”, disponível aqui online (17 p.), vejo a que ponto os desafios permanecem. A coletânea continua sendo uma ótima ferramenta de trabalho.
A área das políticas sociais está se expandindo rapidamente, tendo ultrapassado amplamente o peso da indústria, por exemplo, em termos de importância econômica. É interessante um programa de pós-graduação em economia, da PUC-SP, debruçar-se sobre esta temática, e ultrapassar as visões por vezes estreitas de que economia trata apenas de juros, cambio, preços e semelhantes.
São 23 autores que apresentam visões diversificadas, mas tendo como denominador comum a problemática social que enfrentamos no país.
A editora Senac fez uma edição muito bem cuidada.