Regulating the credit card market: why we need a cap on costs?
Menu
SHARE

Regulating the credit card market: why we need a cap on costs?

Neste artigo, os ingleses preocupados com a hiper-exploração com cartões de crédito.  O dinheiro sob forma de papel impresso pelo governo, dentro do nosso bolso, oferecia uma certa segurança. O que pagávamos na padaria era recebido pela padaria. No Brasil, com dinheiro virtual, no cartão, 5% são desviados para os bancos, na modalidade "crédito".
Autor
CfRC, Jubilee Debt Campaign, New Economics Foundation, Research for Action
Tamanho
16 páginas
Originalmente publicado
Data
18 de julho, 2019

Clique no botão de Download acima para acessar o artigo na íntegra.

Neste artigo, os ingleses preocupados com a hiper-exploração com cartões de crédito.  O dinheiro sob forma de papel impresso pelo governo, dentro do nosso bolso, oferecia uma certa segurança. O que pagávamos na padaria era recebido pela padaria.

No Brasil, com dinheiro virtual, no cartão, 5% são desviados para os bancos, na modalidade “crédito”. Tirar dinheiro-papel do nosso bolso, só com assalto. Com cartão, os intermediários financeiros não apontam arma, apenas clicam “Enter”.O dinheiro virtual, sob forma de sinais magnéticos, permite formas de exploração impressionantes.

Lembrando que no caso brasileiro, a situação é incomparavelmente mais grave. Recomendo um estudo semelhante com nossos números, juros e tarifas. O rotativo no cartão no Brasil atingiu 389,97% em julho 2022 (Anefac).

 

– Prof. Ladislau Dowbor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.