Estado Social do trabalho e do empreendimento
Menu
SHARE

Estado Social do trabalho e do empreendimento

Ensaios e propostas para um recoesionamento democrático que encaminhe um novo pacto social desenvolvimentista de reconstrução do país após a esperada derrota da extrema-direita neofascista.

livro estadosocial
Autor
Tarso Genro, Ladislau Dowbor et al.
Tamanho
120 páginas
Editora
Ano
2022
ISBN
978-65-86264-456
livro estadosocial
Autor
Tarso Genro, Ladislau Dowbor et al.
Tamanho
120 páginas
Editora
Ano
2022
ISBN
978-65-86264-456
Este breve estudo procura apresentar uma nova proposta de recoesionamento democrático que encaminhe um novo pacto social desenvolvimentista de reconstrução do país após a esperada derrota da extrema-direita neofascista.

Um pacto que compreenda as mudanças tecnológicas, o direito ao trabalho, a importância das mulheres na disputa entre produção e reprodução social, as relações entreEstado, empresas e sociedade, tendo como centro
a democracia participativa, a relação com a natureza e o resgate da dignidade humana.

Confira abaixo trechos de cada autor:

“No caso concreto da reforma trabalhista selvagem feita no Brasil, (…) é necessário propor um novo estatuto protetivo para a barbárie sem proteção (…)”
Tarso Genro

“Em vez de discursos ideológicos sobre “Estado mínimo” e “redução de gastos”, temos de resgatar a dimensão pública e de acesso universal a serviços que afinal são absolutamente essenciais (…)”
Ladislau Dowbor

“O fundamento deste projeto seria o cumprimento pelo Estado da missão de assegurar a todos o exercício dos direitos sociais (…)”
Rogerio Viola Coelho

“Eliminar as diferenças salariais entre os sexos depende largamente do tratamento que se dê ao tema (…) e em reduzir as elevadas penalidades que são impostas pela sociedade (…)”
Marilane Oliveira Teixeira

“Devemos pensar em formas de garantir a todas as pessoas o direito de cuidar independente da relação de trabalho, sexo, gênero, raça e classe.”
Cristina Pereira Vieceli

“O alcance social de programas e pesquisas em ciência e tecnologia deveria orientar as ações do Estado social-democrático (…)”
Marcelo Danéris

O professor Dowbor assina o capítulo “Estado, empresa e sociedade civil” – página 47 a 98 do documento. Para baixar o livro na íntegra basta clicar no botão de Download.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.