O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa
Menu
SHARE

O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa

Escrito em parceria com Bruno Barbosa Cezar, este capítulo do livro "Covid-19: Economia, Sociedade e Território" traz um vídeo de 16 minutos com uma leitura comentada dos gráficos apresentados, vale a pena.
Autor
Ladislau Dowbor e Bruno Barbosa Cezar
Tamanho
30 páginas
Originalmente publicado
UFABC
Data
7 de outubro, 2021

Para facilitar a compreensão deste artigo elaborei um vídeo em que comento os 13 gráficos presentes no texto, em uma leitura acompanhada.

Confira o vídeo abaixo (16 minutos) e acesse a íntegra do artigo clicando no botão download acima.

Recomendamos que acompanhem ao vídeo com o artigo aberto, visualizando os gráficos pelo artigo, já que pelo vídeo os números podem aparecer pouco definidos.

– Prof. Ladislau Dowbor

O presente texto é o Capítulo VI do livro Covid-19: Economia, Sociedade e Território, organizado por Gabriel Rossini, a ser publicado pela UFABC em dezembro de 2021. Aqui disponibilizamos online para consulta e discussão. (O título original para o livro é Muito além da pandemia: dois modelos em conflito)

Em 2021, o Brasil está vivendo o oitavo ano de paralisia, com desastres econômicos, sociais e ambientais, em contraste radical com os anos 2003 a 2013, que o Banco Mundial qualificou de “década dourada” do Brasil.

Leitura comentada: “O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa”

São dois modelos opostos: o de inclusão social e econômica, e o da austeridade na fase atual. Em gráficos de simples leitura e comentários explicativos, fica claro porque o Brasil cresceu e gerou bem-estar na fase dos governos populares, e se encontra paralisado atualmente, inclusive antes da pandemia. Em particular, a leitura permite ver claramente o que deve ser feito para reencontrarmos o caminho do desenvolvimento inclusivo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.