O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa

Escrito em parceria com Bruno Barbosa Cezar, este capítulo do livro "Covid-19: Economia, Sociedade e Território" traz um vídeo de 16 minutos com uma leitura comentada dos gráficos apresentados, vale a pena.
Autor
Ladislau Dowbor e Bruno Barbosa Cezar
Tamanho
30 páginas
Originalmente publicado
UFABC
Data
7 de outubro, 2021

Para facilitar a compreensão deste artigo elaborei um vídeo em que comento os 13 gráficos presentes no texto, em uma leitura acompanhada.

Confira o vídeo abaixo (16 minutos) e acesse a íntegra do artigo clicando no botão download acima.

Recomendamos que acompanhem ao vídeo com o artigo aberto, visualizando os gráficos pelo artigo, já que pelo vídeo os números podem aparecer pouco definidos.

– Prof. Ladislau Dowbor

O presente texto é o Capítulo VI do livro Covid-19: Economia, Sociedade e Território, organizado por Gabriel Rossini, a ser publicado pela UFABC em dezembro de 2021. Aqui disponibilizamos online para consulta e discussão. (O título original para o livro é Muito além da pandemia: dois modelos em conflito)

Em 2021, o Brasil está vivendo o oitavo ano de paralisia, com desastres econômicos, sociais e ambientais, em contraste radical com os anos 2003 a 2013, que o Banco Mundial qualificou de “década dourada” do Brasil.

Leitura comentada: “O que funciona e não funciona na economia brasileira: entenda a farsa”

São dois modelos opostos: o de inclusão social e econômica, e o da austeridade na fase atual. Em gráficos de simples leitura e comentários explicativos, fica claro porque o Brasil cresceu e gerou bem-estar na fase dos governos populares, e se encontra paralisado atualmente, inclusive antes da pandemia. Em particular, a leitura permite ver claramente o que deve ser feito para reencontrarmos o caminho do desenvolvimento inclusivo.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 10 de outubro, 2021
– 2p.
A look at the merits of decentralization vs centralized economic and governmental structures: Local participatory and decentralized management of public affairs is being rediscovered, as a basic anchor to ensure that the overall result is a sustainable and more balanced development. The greater part of the world population presently lives in cities, a proportion that reached 87% in Brazil.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 19 de setembro, 2021
– 2p.
A revolução digital está abrindo um universo de oportunidades. No entanto, mais de um terço da humanidade está excluída dela. A dimensão do acesso ao conhecimento como condição de acesso à cidadania, tão presente na obra de Paulo Freire, se torna cada dia mais urgente. Precisamos liberar conhecimento das patentes e Big Techs para promover uma educação voltada à emancipação política e romper com a limitada lógica capitalista.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.