Inserção dos jovens no mercado de trabalho, subdesenvolvimento e as mudanças estruturais
Menu
SHARE

Inserção dos jovens no mercado de trabalho, subdesenvolvimento e as mudanças estruturais

Tese de doutorado sobre o importante tema do desemprego jovem, relacionado com as mudanças estruturais no Brasil, doutorado com orientação de Márcio Pochmann.
Autor
Euzébio Jorge Silveira de Souza
Tamanho
379 páginas
Originalmente publicado
Data
2 de junho, 2021

Um estudo sobre o importante tema do desemprego jovem, relacionado com as mudanças estruturais no Brasil, doutorado com orientação de Márcio Pochmann.

Nos anos 2000 o Brasil registrou um consistente crescimento econômico que, associado a implementação de políticas sociais e de emprego, proporcionaram redução da desigualdade, ampliação dos empregos formais, redução da desocupação e elevação da renda das famílias, impactando especialmente a inserção laboral dos jovens.

No período também se processam mudanças no padrão de acumulação em esfera global, marcadas pela financeirização, inovações tecnológicas e organizacionais e mudanças institucionais que promovem destruição de ocupações e alterações nas trajetórias formativas e profissionais.

No Brasil, a partir da crise de 2015, se verifica reversão no quadro político e econômico no país, produzindo rápida desestruturação do mercado de trabalho, processo acelerado pelas políticas liberalizantes de 2016 e reforma trabalhista de 2017.

A presente tese buscou identificar se as mudanças na inserção dos jovens no mundo do trabalho no Brasil dos anos 2000 tiveram um caráter estrutural, ou se foram meramente conjunturais, e por isso, rapidamente suplantadas pela crise de 2015.

Clique no botão de download para acessar o trabalho em sua íntegra.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.