Desigualdade Fundiária, drama global
Menu
SHARE

Desigualdade Fundiária, drama global

O estudo mostra como os 680 milhões de propriedades rurais se distribuem no mundo, e a acelerada progressão do controle do solo por corporações do agro-negócio: 1% das maiores propriedades já controla 70% do solo no mundo, em rápida progressão, enquanto 50% das propriedades menores têm acesso a apenas 3%.
Autor
International Land Coalition
Tamanho
68 páginas
Originalmente publicado
Data
1 de novembro, 2020

Saiu uma excelente pesquisa mundial sobre o que acontece com o solo agrícola no planeta, com estudo de 17 países: Uneven Ground: Land Inequalities at the Heart of Unequal Societies.

Cerca de um terço da humanidade, 2,5 bilhões de pessoas, depende da cadeia agroalimentar, e em particular do acesso ao solo, 1,4 bilhão de pessoas. A terra é da natureza, evidentemente, porém tem muitos proprietários que não a produziram e dela se apropriaram. A legitimidade da posse é, em geral, condicionada ao cumprimento da utilidade social, inclusive na nossa Constituição. O futuro da humanidade depende em grande medida de como organizamos o acesso, o uso e a proteção dessa imensa riqueza natural que é o solo agricultável, com a sua riqueza biológica, diversidade climática e disponibilidade de água.

uneven ground

O presente estudo mostra como os 680 milhões de propriedades rurais se distribuem no mundo, e a acelerada progressão do controle do solo por corporações do agro-negócio: 1% das maiores propriedades já controla 70% do solo no mundo, em rápida progressão, enquanto 50% das propriedades menores têm acesso a apenas 3%. O impacto, em termos de redução de biodiversidade, desmatamento, erosão, esgotamento de aquíferos, contaminação química e deslocamento de populações é imenso. Uma dimensão insuficientemente realçada da desigualdade.

O sumário executivo traduzido está disponível no site Outras Palavras

UNEVEN GROUND 3.width 1000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.