Carta Encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre Francisco sobre a Fraternidade e a Amizade Social
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Carta Encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre Francisco sobre a Fraternidade e a Amizade Social

Nesta terceira encíclica, Fratelli Tutti, ou seja, somos todos irmãos, o papa Francisco traz uma mensagem humanista, baseada na dignidade natural de todo ser humano, e na necessidade das diversas religiões trabalharem juntas pelo bem comum.
Autor
Vaticano
Tamanho
75 páginas
Editora

Nesta terceira encíclica, Fratelli Tutti, ou seja, somos todos irmãos, o papa Francisco traz uma mensagem humanista, baseada na dignidade natural de todo ser humano, e na necessidade das diversas religiões trabalharem juntas pelo bem comum. Texto religioso, sem dúvida, mas que traz sem rodeios as condições concretas de mudança: enfrentar a desigualdade, os poderes econômicos transnacionais, o oportunismo da especulação financeira, a necessidade dos valores morais na análise econômica, inclusive a necessária reformulação de instituições internacionais como a ONU.

Neste momento de crises convergentes do meio ambiente, da desigualdade, do caos financeiro, da desagregação política e da própria pandemia, a visão sistêmica proposta ajuda muito: neste pequeno planeta, o nosso destino é comum. O texto está disponível em diversos idiomas, inclusive em português.

papa francisco
Papa Francisco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Resenhas
Frédéric Pierucci e Matthieu Aron
– 26 de novembro, 2021
– 334p.
Excelente livro para entender como se dá a guerra econômica entre grandes corporações, e como os Estados Unidos pressionam países e grupos econômicos estrangeiros. Este universo não é acessível a pesquisadores. Mas quando um alto executivo de um gigante como a Alstom francesa, é preso e humilhado, e solta o verbo, a riqueza de informações é impressionante, porque vem de dentro. É um livro que se lê como romance policial, só que não é ficção. Uma janela para o mundo real.
Resenhas
Mariana Mazzucato
– 1 de janeiro, 2018
– 384p.
Publicado em português pela editora Portfólio com o título “O Valor de Tudo: produção e apropriação na economia global”, o livro analisa precisamente a diferença entre “Making and Taking” na economia global. Por que é tão importante? Porque o capitalismo atual gerou um mundo de parasitas que extraem renta por meio de um emaranhado de mecanismos de intermediação financeira, de pedágios sobre qualquer transação, permitindo fortunas absurdamente elevadas nas mãos de gente esperta, mas que trava a economia.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.