Em vez de comentar ou lamentar como o capitalismo que conhecíamos vem se transformando, procuro buscar o futuro que se forma no horizonte. As mudanças profundas nas formas de exploração, no mundo tecnológico, na sociabilidade digital, no próprio tempo e espaço da economia estão sugerindo que estamos indo para muito além de uma “indústria 4.0”. É o modo de produção no seu conjunto que se desloca. O raciocínio aqui não é econômico, é sistêmico, e procura traçar novos rumos.

Lanço ao mar mais este barquinho de teorias, desejando que ele navegue com sucesso. E como estamos em plena pandemia, nada como pensar um pouco mais para a frente.

Dadas as condições atuais, o livro chega online a vocês, completo (com capa e tudo) e gratuito, como são as minhas publicações. O pessoal da editora do Sesc fez um belo trabalho, e o livro ficará disponível tanto no site do SESC como aqui, no nosso blog.

Estou disponibilizando neste link — http://dowbor.org/wp-content/uploads/2020/05/Dowbor-O-capitalismo-se-desloca-Edicoes-SescSP-2020.pdf — o texto completo.

Cliquem aqui para download pela editora do SESC ou acessem sescsp.org.br/cpf . A editora espera poder disponibilizar a versão impressa em julho, eu aviso vocês.


Nesta terça-feira (26 de maio), às 16 horas, nós vamos fazer uma apresentação e discussão das ideias-chave do livro, junto com o Sesc e com o Antonio Martins, do Outras Palavras. Acompanhem pelo link do evento: youtube.com/sescsp