Menu
SHARE

Rumos da Educação

Continuamos a ver a educação essencialmente como aquisição de conhecimentos básicos na fase inicial da vida, com professor, lousa e sala de aula. Precisamos mudar essa visão. Vivemos numa era em que o conhecimento se tornou o principal fator de produção, e está na linha de frente das transformações econômicas, necessariamente articulado com as transformações tecnológicas e culturais do planeta. Não é mais uma “fase”, mas uma dimensão cada vez mais presente nas nossas vidas. E a conectividade geral nos permite avançar para um sistema planetário de construção participativa e colaborativa do conhecimento. Proponho aqui uma reflexão sobre os novos horizontes.
Autor
Ladislau Dowbor
Duração
23 minutos
publicado EM
Data
29 de janeiro, 2020

3 respostas

  1. olá, professor Dowbor, sou de Piracicaba/SP e professor de Geografia no ensino básico público nas esferas estadual e municipal. Admiro muito o seu trabalho, utilizando-o como referência em minhas aulas. Venho acompanhando seus artigos e ideias desde 2011 através do Le Monde Diplomatique. Muito obrigado por disponibilizar aquelas vídeo aulas sobre o capital improdutivo e o capital produtivo no canal do instituto Paulo Freire, as quais foram de grande valia para minha formação, como docente e cidadão. Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.