Brasil anos 2000: A política social sob regência da financeirização
Menu
SHARE

Brasil anos 2000: A política social sob regência da financeirização

Este artigo analisa como o processo de financeirização em massa, que caracterizou o ciclo de governança do Partido dos Trabalhadores, ganha escala e escopo subsumindo a política social. Prioriza o exame de três setores em particular—previdência, saúde e educação superior—, revelando qual o papel do Estado nesse processo e como os agentes financeiros tornam‑se os gestores do social.
Autor
Lena Lavinas, Denise L. Gentil
Tamanho
22 páginas
Originalmente publicado
Novos Estudos CEBRAP, Edição 111 - Volume V.37 - N.2 - mai. - ago. 2018
Data
1 de agosto, 2018
ISSN
0101-3300

Excelente artigo de Lena Lavinas e Denise Gentil. Mostra que muito além de conter o déficit, o travamento das políticas sociais públicas (Teto de Gastos) visou abrir espaço para a privatização da saúde e da educação, áreas que por sua vez passaram a ser dominantemente controladas por grupos financeiros, em particular estrangeiros.

Linguagem clara, sem complicações econométricas, e ótimas tabelas que mostram uma das faces mais duras da financeirização ao dificultar o acesso da massa da população a coisas tão elementares como saúde e educação. 

– Prof. Ladislau Dowbor

Como o Brasil se compara ao resto do mundo nestes 10 indicadores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Resenhas
Brett Christophers
– 11 de setembro, 2020
– 512p.
A força deste livro de Brett Christophers está na sistematização clara e bem estruturada das formas como o rentismo funciona: trata-se de “renda que resulta da apropriação, posse ou controle de ativos escassos sob condição de concorrência limitada ou inexistente”.(xxiv) Ou seja, é um capitalismo que funciona por fora do principal mecanismo regulador, a concorrência de mercado.
Artigos Recebidos
EduardoMagalhãesRodrigues
– 2 de agosto, 2023
– 20p.
Pesquisa fundamental que analisa o controle corporativo brasileiro, levando em conta as relações acionárias das 200 principais holdings. É a pirâmide de poder econômico no Brasil, um grupo muito pequeno dispõe de poder econômico e político impressionante.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.