O sistema de controle das publicações científicas no mundo se tornou um obstáculo maior à difusão da ciência. Hoje é um negócio de 25 bilhões de dólares, ganhos por parte de grupos como Elsevier que não têm trabalho senão o de negociar preços, apoiando-se na obrigação dos pesquisadores ganharem pontos (impact factor). É um oligopólio que a pretexto de excelência científica trava o acesso.
Em excelente documentário, veja como funciona a indústria da publicação científica. Ouviram cientistas de primeira linha de numerosos países. E veja as oportunidades abertas pelo Open Access, ArXiv, Sci-Hub e outras iniciativas que tentam generalizar o acesso aos avanços científicos, em particular para as universidades que estão fora do clube dos ricos. Nos EUA já são 15 mil cientistas que boicotam o sistema.
O documentário é em inglês, mas é de primeira importância para o nosso mundo acadêmico. Nesta era de transformações tecnológicas, a batalha pela difusão das pesquisas, em particular das que foram financiadas com recursos públicos, é fundamental. Margens de lucro de 35% sobre o que não precisaram produzir caracterizam um rentismo absurdo, mas sobretudo um entrave aos processos colaborativos de pesquisa.