Entrevista durante a III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire – FE/Unicamp – 09.10.2018
Menu
SHARE

Entrevista durante a III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire – FE/Unicamp – 09.10.2018

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Por Fabiana Alves
Faculdade de Educação – Unicamp
11/10/2018

No último dia 09 de outubro, foi realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, para celebrar os 50 anos dos manuscritos do livro “Pedagogia do Oprimido”, a III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire.

Durante o evento, que contou com a participação das docentes da FE, Profª Drª. Debora Mazza, Profª Drª Nilma I. Spigolon e Profª Drª. Marli P. Ancassuerd, e também da Profa. Dra. Camila Lima Coimbra (FACED/UFU) e do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (PUC-SP), foram doadas Cartilhas de Alfabetização de Adultos (reprodução) de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, elaboradas por Paulo Freire, Elza Freire e a equipe do IDAC.

Na ocasião o economista e Prof. Dr. Ladislau Dowbor promoveu o lançamento do seu mais recente livro “A era do capital improdutivo – A nova arquitetura do poder: dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta”, que resume um conjunto de pesquisas sobre o processo de financeirização no planeta e no Brasil.

Para Dowbor, é necessário resgatar Paulo Freire por várias razões, que vão desde os valores, como em termos sociais, políticos e econômicos, e a visão de respeito às pessoas e da redução das desigualdades através do conhecimento.

 “Da mesma forma que em outros tempos o problema central era a alfabetização, hoje essa perda de rumos que a gente sente no país está muito ligada à incompreensão por parte do grosso da população de como ela está sendo explorada por mecanismos financeiros. De certa maneira é a contribuição do economista à mensagem de Paulo Freire”, conclui Ladislau Dowbor.

Confira a Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor:

Para acessar a íntegra do curso “Pedagogia da Economia” clique aqui:https://dowbor.org/…/curso-pedagogia-da-economia-com-ladisl…/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.