Aprendizagem no ensino superior no século XXI – desafios e tendências
Menu
SHARE

Aprendizagem no ensino superior no século XXI – desafios e tendências

Os desafios do ensino superior se deslocam profundamente, tanto pela centralidade do conhecimento no conjunto das atividades humanas, como pelas transformações tecnológicas que desmaterializaram o conhecimento e o tornam universalmente acessível, no quadro de uma conectividade generalizada. Organizado pelos professores Luciano Junqueira e Roberto Padula, 16 artigos analisam esses desafios.
aprendizagem no ensino superior
Autor
Luciano Junqueira e Roberto Padula (orgs.)
Tamanho
350 páginas
Editora
Ano
2017
ISBN
978-8513-6
aprendizagem no ensino superior
Autor
Luciano Junqueira e Roberto Padula (orgs.)
Tamanho
350 páginas
Editora
Ano
2017
ISBN
978-8513-6

Em poucos países não está em curso uma reforma educacional. Todos procuram novos rumos. Até a Finlândia, com o seu grau de excelência alcançado, fala da educação como processo evolutivo. Precisamos mais do que evolução.

A matéria prima da educação é o conhecimento, que hoje não é mais um verniz de cultura e sim o principal fator de produção, eixo central da economia. Em vez de ensino no sentido de transmissão e assimilação de conteúdos básicos, precisamos evoluir para um processo de construção interativa de conhecimento em rede.

O conhecimento hoje dispensa base material, e com a conectividade planetária podemos ter acesso gratuito generalizado ao conhecimento acumulado da humanidade.

Navegar neste oceano, priorizar metodologias, aprender a colaborar, cruzar disciplinas, inserir a própria educação e gestão de conhecimento como objeto de ensino e de discussão, tudo isso são pontos de referência para uma educação que na realidade tem de aprender a vencer as próprias resistências à mudança.

Confira na íntegra o capitulo de Dowbor, “Construção interativa de conhecimento em rede”, clicando no botão de download gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.