L. Dowbor. O pão nosso de cada dia: os processos produtivos no Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2015 (144p.) / ISBN 978-85-7643-266-1


Temos todos de ganhar o pão nosso de cada dia. Os debates sobre economia têm sido dominados por argumentos ideológicos, o que é até compreensível, pois temos tendência a achar racional o que corresponde aos nossos interesses. Mas é cada vez mais necessário levar em conta o bem comum, pois os excessos de desigualdade e a destruição ambiental só levam a impasses.  Ideologias a parte, temos de rever, setor por setor, o que funciona. Este pequeno livro apresenta de maneira simples (mas não simplória) os mecanismos básicos dos processos produtivos, com a sua diversidade de soluções ou deformações. A visão é a de uma economia mista, pois precisamos sim de mercados mas com regulação social, do planejamento mas com processos democráticos, de gestão participativa mas com os níveis adequados de informação e assim por diante. A sociedade moderna é complexa, e as simplificações ideológicas simplesmente não resolvem. Essa publicação é a atualização da primeira parte de Os Mecanismos Econômicos – Ladislau Dowbor – Abril 2014, 112 p.

Para obter o livro impresso a custo de gráfica, para fins não comerciais, contacte Ailton, da Editora da Fundação Perseu Abramo  tel. (11) 5571.4299.


Download: http://dowbor.org/wp-content/uploads/2012/06/Ladislau-DOWBOR-O-P%C3%A3o-Nosso-de-Cada-Dia.pdf