Propriedade intelectual e direito à informação
Menu
SHARE

Propriedade intelectual e direito à informação

A contribuição dessa coletânea é apresentar as possibilidades de se construir uma dinâmica de produção criativa que seja apoiada por mecanismos modernos de comunicação, disponibilização, acesso e remuneração que nos tirem do atraso acumulado. Os artigos ilustram os desafios e trazem visões teóricas e práticas que ajudam na reflexão.
livro propintelc
Autor
Ladislau Dowbor e Helio Silva (Orgs.)
Tamanho
177 páginas
Editora
Ano
2014
ISBN
978-85-283-0461-9
livro propintelc
Autor
Ladislau Dowbor e Helio Silva (Orgs.)
Tamanho
177 páginas
Editora
Ano
2014
ISBN
978-85-283-0461-9

Há neste universo da criatividade três atores principais: antes de tudo, quem cria – os pesquisadores, músicos, escritores, cientistas, inovadores culturais.

Depois, o imenso universo dos usuários que não só se apropriam, como divulgam e re-criam, na linha do que hoje se chama de “remix”, ou dos “prosumidores” que tanto consomem como produzem conhecimento.

E finalmente os intermediários, que buscam maximizar o lucro, mas frequentemente sobreviver, e que precisam entender que há novas regras do jogo.

Não basta criminalizar a livre circulação do conhecimento, ou de estender copyrights e patentes indefinidamente, e muito menos em nome de proteger o autor. Entre os três universos, um novo equilíbrio precisa ser encontrado.

Participam, além dos organizadores, Laymert dos Santos, Francisco Caminati, Carlos Seabra, André de Mello e Souza, Leonardo Trevisan, Alan Angeluci, Daniel Gatti, e Diogo Cortiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.