👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Hannah Arendt

Em 1961, a escritora e filósofa Hannah Arendt viaja a Israel para a revista New Yorker para cobrir o julgamento do infame nazista Adolf Eichmann por crimes de guerra. Sua análise de Eichmann resulta em uma controvérsia moralmente complexa e em consequências pessoais.
Autor
Margarethe von Trotta
Duração
113 minutos
Data
2013

O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade.

Leia na integra meu artigo intitulado “Hannah Arendt – Além do filme”.

Disponível também em inglês – “Hannah Arendt – Beyond the movie”.

e em polonês – “Hannah Arendt: Banalność zła, poza filmem”.

2 respostas

  1. Obrigado Ladislau!
    Que ótimo artigo. Thanks for enriching my life, feeding my hunger to learn and grow and see things in a good perspective.
    I once attended one of your performances where you were talking about the absurd amount and variety of toilet-seats they were offering in a shop -and you only needed one…- you were visiting. I will never forget this part of your palestra! And it made me smile and think for a long time. This impressive text is not one to smile but sure one to really embrace.
    Abraços,
    Willem

  2. Obrigada pelo excelente Artigo.

    Recomendo, este maravilhoso video que está no You Tube. Procure “gunter gaus / hannan arendt”

    on 28 october 1964 Hannah arendt was interviewed by günter gaus for west german television.

    Um grande abraço. Maria Helena Byington

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Bons Filmes
Jeff Orlowski
– 1 de janeiro, 2020
– 94 min.
Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.
Bons Filmes
Ken Loach
– 6 de junho, 2019
– 101 min.
Ricky e sua família têm travado uma batalha difícil contra as dívidas desde a crise financeira de 2008. Uma oportunidade de recuperar um pouco de independência aparece com uma van novinha em folha e a chance de ter uma franquia como motorista de entrega autônomo. É um trabalho árduo e o trabalho de sua esposa não é mais fácil. A unidade familiar é forte, mas quando Ricky e sua esposa são puxados em direções diferentes, tudo chega a um ponto de ruptura.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.