👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Escadrons de la mort: L’ecole francaise (Os esquadrões da morte: A escola francesa)
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Escadrons de la mort: L’ecole francaise (Os esquadrões da morte: A escola francesa)

Nas décadas de 1970 e 1980, as ditaduras militares do Cone Sul da América Latina reprimiram ferozmente seus oponentes, usando técnicas de "guerra suja" em grande escala.
Autor
Marie-Monique Robin
Duração
60 minutos
Data
2003

Há um hiato de conhecimento entre os que viveram os efeitos mais duros da opressão política e policial, e a população em geral, inclusive pessoas normalmente bem informadas. Quem praticou tortura nega, quem as sofreu raramente fala.

No ciclo de ditaduras vivido no final do século na América Latina, apenas agora surgem os dados. Por exemplo como se organizaram, formaram e financiaram os esquadrões da morte, como funcionavam os centros de interrogatórios, que assessoria técnica internacional era disponibilizada. Hoje, com a abertura de arquivos, os dados surgem.

Neste documentário (em francês com legendas em espanhol) vemos como se utilizou a experiência de repressão do Vietnã e da Argélia (milhões de mortos e torturados) para desenvolver os sistemas repressivos latino-americanos. A França, que tanto fala em cultura, teve um papel importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Bons Filmes
Jeff Orlowski
– 1 de janeiro, 2020
– 94 min.
Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.
Bons Filmes
Ken Loach
– 6 de junho, 2019
– 101 min.
Ricky e sua família têm travado uma batalha difícil contra as dívidas desde a crise financeira de 2008. Uma oportunidade de recuperar um pouco de independência aparece com uma van novinha em folha e a chance de ter uma franquia como motorista de entrega autônomo. É um trabalho árduo e o trabalho de sua esposa não é mais fácil. A unidade familiar é forte, mas quando Ricky e sua esposa são puxados em direções diferentes, tudo chega a um ponto de ruptura.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.