Fábio Konder Comparato – A civilização capitalista – editora Saraiva, São Paulo, 2013 ISBN 978-85-02-20034-0, 312p.
Menu
SHARE

Fábio Konder Comparato – A civilização capitalista – editora Saraiva, São Paulo, 2013 ISBN 978-85-02-20034-0, 312p.

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
312 páginas
Editora
Ano

Dos mercadores de Veneza aos especuladores dos hedge funds e dos paraísos fiscais, com a crise financeira atual, traça uma visão muito mais ampla do tradicional conceito de modo de produção que utilizamos na economia. E no centro, este é pelo menos o sentimento que resulta da leitura, o problema da ética, denominador comum de tantas tomadas de posição do autor.

 

“Há sempre um mínimo de sensibilidade emocional, que comanda a vontade do agente. Em suma, o juízo ético não é feito somente de razão, mas também de indignação e vergonha, de ternura e compaixão.” (19) Esta “releitura” do capitalismo como sistema no sentido amplo, de sistema histórico, se acompanha de referências aos grandes autores, cientistas e outros transformadores que balizaram a nossa evolução nos últimos séculos. Com isto, tantos nomes que estudamos na escola sem entendê-los, adquirem nova dimensão, passam a tomar sentido, e com isto iluminam o nosso futuro.

 

É uma visão progressista. Tanto no desvendar dos mecanismos do capitalismo realmente existente – a falsa visão de um capitalismo submetido a mecanismos de mercado, o peso dos sistemas especulativos, a apropriação dos processos políticos – como na apresentação de visões propositivas na parte final do trabalho: os desafios ambientais, da reforma tributária, do acesso democrático à informação, dos sistemas de controle popular, dos mecanismos internacionais de concertação.

 

Já foi declarado o fim da história por uns, ou que não há alternativas. Felizmente, a história continua, e há muitas alternativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Provocação Histórica
– 6 de março, 2024
– 62 min.
Uma prosa imperdível sobre História, luta pela dignidade humana e a função social da economia. Provocação Histórica, programa do ICL – Instituto Conhecimento Liberta
Bons Filmes
Silvio Tendler
– 11 de março, 2021
– 102 min.
O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.