Ignacio Ramonet – O porquê do ódio a Chávez – outubro – 2012, 3p.
Menu
SHARE

Ignacio Ramonet – O porquê do ódio a Chávez – outubro – 2012, 3p.

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
3 páginas
Originalmente publicado
Data

Ignacio Ramonet é um dos jornalistas mais respeitados no mundo, hoje aposentado do Le Monde. O artigo é sobre Chavez. Estamos incluindo aqui porque traz informações muito importantes sobre a Venezuela, que batem com uma série de pesquisas, inclusive americanas, que tenho visto sobre os resultados das políticas sociais (a pobreza foi reduzida de 28 para 8%). Mas há uma segunda parte mais interessante, na denúncia que ele faz da criminalização do Chavez, da imagem de ditador, caudilho etc. que dele se faz. O interesse está no fato que hoje entrou como instrumento político fundamental a demonização de uma pessoa. Ou seja, refuta-se não a política, mas a pessoa. “Pega” muito jogar o ódio contra uma pessoa concreta. Evita de precisar discutir os dados. mas sobre tudo funciona na psicologia de massas. Lembro de Stédile apresentado na capa da Veja com o rosto em vermelho, e o cabelo levantado para parecer Lúcifer. Ou a demonização do José Dirceu. Ou, em diferentes épocas, de Fidel Castro  de Sadam Hussein, de Khaddafi que foi demonizado, depois virou amigo, e depois demonizado de novo. Para quem leu 1984 de Orwell, onde as pessoas são reunidas nas empresas para um minuto de ódio frente a uma imagem de Goldstein, o  “inimigo público”, o paralelo é impressionante. A indústria do ódio funciona, a destruição de pessoas funciona, e é tão mais fácil do que explicar os argumentos. A política norte-americana, por exemplo, há décadas funciona com ódio canalizado para um personagem simbólico em algum lugar do mundo. O Bin Laden foi um achado. Como satisfaz o nosso ego odiar à vontade, porque o personagem odiado “merece”. Sem entrar em detalhes, evidentemente. (L. Dowbor)

[gview file=”https://dowbor.org/wp-content/uploads/2012/10/O-porquê-do-ódio-a-Chávez.docx” height=”400″ width=”98%” save=”1″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.