Crise financeira e grandes fortunas dos EUA – outubro – 2012, 1p.
Menu
SHARE

Crise financeira e grandes fortunas dos EUA – outubro – 2012, 1p.

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
1 páginas
Originalmente publicado
Data

As pessoas não têm ideia, quando se fala de concentração de renda e da crise financeira, da real dimensão das coisas. No gráfico, foi apresentada a evolução nos últimos 30 anos, e a renda em dólares. Basicamente, os 20% mais pobres praticamente não mudaram de situação. Os 60% intermediários mudaram um pouco, mas nada realmente significativo. Já nos 19% de “muito ricos”, há uma melhora significativa. É a base política do sistema. No topo da pirâmide, no segmento constituído por 1% de extremamente ricos, há uma explosão de riqueza.

Talvez nada explicite melhor o que foi a farra neo-liberal do que este gráfico. A crise financeira, está espelhada na linha mais clara, forte queda recente deste grupo. Neste planeta e no nosso conceito de democracia, um  bilhão de pessoas que passam fome não é crise. Crise é justamente quando o 1% fica abaixo de 1 milhão de dólares de renda anual. O desequilíbrio não é apenas um problema ético. Essencialmente, desarticula o próprio processo de geração de riqueza e de desenvolvimento do planeta. Pois a riqueza concentrada se traduz rapidamente em poder político e erosão da democracia. O gráfico abaixo é apresenta do no Manière de Voir, out/nov,2012. (L. Dowbor)

manere de voieSource: Congressional Budget Office,”Trends in the distribuition of household income between 1979 and 2007″, octubre 2011 et mise à jour août 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.