Gestão e redes sociais: um estudo do Terceiro Setor no município de Itatiba/SP
Menu
SHARE

Gestão e redes sociais: um estudo do Terceiro Setor no município de Itatiba/SP

O desenvolvimento social exige novos atores, redefinindo-se oportunidades e responsabilidades. Numa sociedade em que cresce a desigualdade social, emergem parcerias entre diferentes atores que buscam desenvolver ações de interesse público.
Autor
Antonio Gomes Galvez
Tamanho
114 páginas
Originalmente publicado
Data
6 de junho, 2011

Dissertação de mestrado na Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, defendida em 6 de junho de 2011. Orientador prof. Luciano Junqueira, banca prof. Lamounier Erthal Villela e Ladislau Dowbor.

O trabalho de Antonio Galvez foca um aspecto muito importante do funcionamento das organizações da sociedade civil: o potencial de progresso que representa a atuação em rede local. Em termos práticos, as 20 OSCs de Itatiba estão articuladas na Associação de Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (AEASFI), o que permite uma série de processos interativos e de colaboração.

Um fator que reforça esta tendência, é o fato que todas as OSCs estudadas estão na área amplamente qualificada de “social”: educação, saúde, cultura e semelhantes. Não é simplesmente por inoperância do Estado ou existência de pobres desprovidos de acesso aos serviços sociais básicos. O Estado tem ampla cobertura nacional, mas insuficiente capilaridade comunitária. O setor privado, por sua vez, só busca se vincular aos serviços sociais quando se trata de elites, que podem pagar bem por serviços diferenciados, o que aprofunda a desigualdade e reduz o equilíbrio de chances à partida, gerando maiores dificuldades em vez de contribuir.

Na realidade, à medida que as políticas sociais se tornam mais importantes no conjunto dos processos produtivos, é natural que haja maior presença das OSCs na gestão da sociedade. Como crescem, e estão na mesma área de forma geral, é natural que se articulem entre si, que organizem parcerias com o setor público, proporcionando um movimento amplo e coordenado de desenvolvimento equilibrado.

Nem tudo são rosas, evidentemente: aflora frequentemente a atitude de ver as outras organizações como concorrentes. Mas no conjunto, ver como a articulação das organizações da sociedade civil no território, no lugar onde podem se conhecer e se reunir, melhora a produtividade não só das organizações mas de todos os atores, é muito interessante. Esta dissertação abre uma visão importante.

Nas palavras do autor, “a rede promove o fortalecimento das relações entre as organizações, facilitando o entendimento entre elas, otimizando a comunicação e, consequentemente, o compartilhamento de informações estratégicas, de melhores práticas, de ajuda mútua, o intercâmbio de mão de obra em alguns casos específicos, de treinamento sobre assuntos comuns como gestão, além de fortalecer o grupo na reivindicação coletiva, junto ao poder público, de melhores condições para o atendimento da população local em suas necessidades”. (p. 86)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.