Energias Renováveis no Brasil

NEF PUC-SP, 2011, 199 p. ISBN978-85-65204-00-2

O Brasil tem uma situação privilegiada em termos de matriz energética, mas há muito por fazer. No quadro das atividades do Núcleo de Estudos do futuro da PUC-SP, fizemos um pequeno balanço, sobre as energias renováveis e perspectivas no Brasil. Emílio La Rovere, pesquisador da COPPE na UFRJ apresenta os dados básicos da situação no Brasil, Luiz Pinguelli Rosa, também da UFRJ e um dos melhores conhecedores da problemática no Brasil, apresenta a dimensão da governança do setor, Ignacy Sachs, com a sua visão ampla, apresenta um texto sobre a sustentabilidade, e Ladislau Dowbor apresenta a matriz energética do lado das alternativas de consumo. Os textos estão em inglês e em português, belíssima edição com fotos da Editora Brasileira. Contato www.editorabrasileira.com.br ou (13) 3232.8282

Para baixar os textos desse livro, clique nos links:

Ladislau Dowbor – Alternativas inteligentes de uso de energia (english version – Intelligent alternatives of energy use)

Ignacy Sachs – Os dois pilares do desenvolvimento: segurança alimentar e energética (english version – The two development pillars: food security and energy security)Luiz Pinguelli Rosa – Política Energética, Mudança do Clima e Crise Econômica (english version – Energy Policy, Climate Change and Financial Crisis)

Emilio La Rovere – Alternativas Energéticas no Brasil: uma herança favorável (english version – Alternative Energy in Brazil: a favourable heritage )