👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
Introdução Teórica à Crise
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Introdução Teórica à Crise

O presente ensaio foi escrito em 1980, há quarenta anos. O seu interesse hoje reside essencialmente na visão desta discussão numa perspectiva histórica. E o drama da desigualdade, que hoje numerosos países tentam enfrentar, continua no centro do embate. Não haverá equilíbrio enquanto não adotarmos sólidos sistemas de redistribuição de renda, e consequente mudança dos sistemas produtivos.
introducao teorica a crise
Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
129 páginas
Editora
Ano
1981
ISBN
introducao teorica a crise
Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
129 páginas
Editora
Ano
1981
ISBN

Ensaio teórico sobre o núcleo dos nossos desequilíbrios econômicos, sociais e políticos, a desigualdade.

O pior, é que em termos econômicos a desigualdade funciona. Se a renda é muito concentrada, ampliando o consumo de luxo, os processos produtivos se adaptam, e produzem de acordo com o perfil de consumo dos mais ricos.

O capitalismo se organiza em função da capacidade aquisitiva, e não das necessidades. Isto se traduz por exemplo na expansão dos medicamentos para idosos de alto poder aquisitivo, e pouquíssimo investimento em medicamentos para a malária e outras doenças de pobres.

Investe-se em hospitais de cinco estrelas, e muito pouco em saúde preventiva. Mas disto resulta um desenvolvimento dito de “base estreita”, politicamente cada vez mais instável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.