Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local

Décadas de experiências com projetos de desenvolvimento comprovam, no entanto, que a capacidade de auto-organização local, a riqueza do capital social, a participação cidadã e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade são elementos vitais em sua consolidação. O desenvolvimento não é, meramente, um conjunto de projetos voltados ao crescimento econômico. É uma dinâmica cultural e política que transforma a vida social.
livro projetopoliticanacional
Autor
Ladislau Dowbor, Juarez de Paula, Marcio Pochmann, Paulo Vannuchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Silvio Caccia Bava (Org.)
Tamanho
114 páginas
Editora
Instituto Cidadania
Ano
2009
livro projetopoliticanacional
Autor
Ladislau Dowbor, Juarez de Paula, Marcio Pochmann, Paulo Vannuchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Silvio Caccia Bava (Org.)
Tamanho
114 páginas
Editora
Instituto Cidadania
Ano
2009

Trata-se de 89 propostas práticas para destravar os pequenos produtores, o setor informal, as iniciativas comunitárias, enfim, o que Milton Santos chamava de “circuito inferior da economia”. O texto é o resultado-resumo de um ano e meio de pesquisas (2004 a 2006) e discussões sobre como destravar o desenvolvimento do “andar de baixo” da economia, com medidas práticas de acesso ao financiamento, de redes de apoio tecnológico, de mudança institucional, bem como de outras medidas nas áreas de informação, comunicação, capacitação, emprego e meio-ambiente.

O trabalho envolveu muita gente das mais variadas áreas, como Paul Singer, Tânia Bacelar, Ignacy Sachs, ministros, líderes comunitários. É uma proposta de mobilização da economia pela base, não pelo topo. Trata-se também de uma proposta para evoluir das políticas distributivas para a inclusão produtiva.

O texto adquire particular atualidade frente à crise financeira mundial, em que a dinâmica do mercado interno desempenha um papel essencial. Foi entregue formalmente ao então presidente Lula no dia 4 de dezembro de 2006. Participaram do Conselho Executivo do projeto: Ladislau Dowbor, Juarez de Paula, Marcio Pochmann, Paulo Vannuchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Silvio Caccia Bava.

A presente versão incorpora atualizações realizadas em 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.