Trata-se de 89 propostas práticas para destravar os pequenos produtores, o setor informal, as iniciativas comunitárias, enfim, o que Milton Santos chamava de “circuito inferior da economia”. O texto é o resultado-resumo de um ano e meio de pesquisas (2004 a 2006) e discussões sobre como destravar o desenvolvimento do “andar de baixo” da economia, com medidas práticas de acesso ao financiamento, de redes de apoio tecnológico, de mudança institucional, bem como de outras medidas nas áreas de informação, comunicação, capacitação, emprego e meio-ambiente.
O trabalho envolveu muita gente das mais variadas áreas, como Paul Singer, Tânia Bacelar, Ignacy Sachs, ministros, líderes comunitários. É uma proposta de mobilização da economia pela base, não pelo topo. Trata-se também de uma proposta para evoluir das políticas distributivas para a inclusão produtiva.
O texto adquire particular atualidade frente à crise financeira mundial, em que a dinâmica do mercado interno desempenha um papel essencial. Foi entregue formalmente ao então presidente Lula no dia 4 de dezembro de 2006. Participaram do Conselho Executivo do projeto: Ladislau Dowbor, Juarez de Paula, Marcio Pochmann, Paulo Vannuchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Silvio Caccia Bava.
A presente versão incorpora atualizações realizadas em 2009.