Responsabilidade social da empresa: a áarea de gestgão de pessoas como mediadora entre a organização e a comunidade
Menu
SHARE

Responsabilidade social da empresa: a áarea de gestgão de pessoas como mediadora entre a organização e a comunidade

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Dissertação de mestrado em Administração orientada pelo professor Antonio Vico Mañas, defendida em maio de 2007 na PUC-SP; participam da banca Arnoldo Hoyos Guevara e Ladislau Dowbor

Biblioteca da PUC-SP, ou na pós graduação em Administração, 11-3670.8513 ou com o autor [email protected]
Roberto Galassi tem uma longa vivência na área da responsabilidade social empresarial, e capitaliza a experiência nesta pesquisa sobre como se entrentam os problemas concretos de gestão destas políticas em 10 grandes empresas. O autor selecionou empresas grandes, dominantemente multinacionais instaladas no Brasil, e estuda como estas empresas organizam as suas ações de RSE, com particular ênfase no papel das áreas de Recursos Humanos, a hoje chamada gestão de pessoas. É interessante ver os diferentes níveis e formas de articulação das iniciativas de RSE nas empresas, organizadas para o lucro, mas precisando hoje acrescentar dinâmicas que obedecem a lógicas e a uma cultura diferentes. A dissertação constituirá um apoio muito sério para quem queira desenvolver pesquisa sobre o tema. A bibliografia é ampla, o trabalho é bem escrito, e a apresentação sistemática dos problemas da gestão constitui um aporte significativo.
Para muita gente, a corporação é mais um fator de problemas do que de soluções, e não há dúvida de que é frequentemente o caso. No entanto, as transformações hoje necessárias não se farão sem estas empresas, e a sua lenta modernização em termos sociais e ambien tais é simplesmente necessária.

Dissertação disponível na Pós-graduação em Administração da PUC de São Paulo, na biblioteca da instituição ou com o autor.
Autor: Roberto Galassi Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de março, 2024
– 3p.
The complex social deformations we face have become a tightly knit system. But the key to bringing society on a more democratic track starts precisely with understanding how the knots are tied. We just finished COP28, twenty-eight years suggesting we have a problem. It is not a problem, it is a catastrophe.
Artigos Recebidos
Jayati Ghosh
– 14 de março, 2024
– 3p.
Jayati Ghosh nos traz aqui o óbvio: precisamos rever o próprio conceito de ciência econômica. É muito impressionante a dificuldade que temos em adequar o ensino de economia aos novos desafios. Mas o mundo mudou demais, com as novas tecnologias e a revolução digital, para que continuemos a repetir o exemplo de Adam Smith, de que o bom padeiro buscando o seu lucro, e não o bem comum, as coisas irão funcionar.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.