Metas Sociais Nacionais e Federalismo no Brasil: a necessidade da integração dos sistemas de informação social
Menu
SHARE

Metas Sociais Nacionais e Federalismo no Brasil: a necessidade da integração dos sistemas de informação social

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Dissertação de mestrado em economia, sob orientação da profa. Anita Kon, banca com Maria de Fátima Araújo e Ladislau Dowbor, em Maio de 2006, 143 p.

Procurar com [email protected] ou na biblioteca da PUC-SP

Todos sabemos da importância de passarmos a organizar de maneira minimamente decente os sistemas de informação pública. A dissertação de mestrado de Daniela de Castro, orientada pela profa. Anita Kon, na área de economia da PUC-SP, estuda o problema da informação sobre a qualidade das políticas sociais no país. Em particular, examina a impressionante fragilidade dos sistemas de informação dos tres níveis de governo, que ademais não se articulam.

Ainda que no plano da informação das contas públicas se constatem avanços, em particular com a necessidade de monitorar a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o fato é que não dispomos de um sistema integrado de avaliação dos resultados das políticas sociais. A pesquisadora mostra com força que no plano local, que é onde a população pode participar e influir mais diretamente nas políticas, enfrentamos uma deficiência muito grande: um sistema integrado de informação local ainda está por ser constituido.Daniela propõe que se evolua para um tipo de Lei de Responsabilidde Social, envolvendo assim as adminsitrações públicas na prestação de contas em termos de qualdiade de vida da população. 

Trata-sede uma dissertação acadêmica, e é natural que haja uma ampla revisão de literatura, mas no conjunto é um trabalho de economia aplicada. Com as novas tecnologias, e a conectividade geral dos atores sociais,  conectar os diferentes sistemas de informação, e organizar um ambiente rico em conhecimento é hoje simples e barato, não coloca problemas metodológicos insuperáveis,e representa uma iniciativa cuja relação custo-benefício é particularmente favorável. Da mesma forma como as empresas evoluiram para a visão do “knowledge organization”, no plano da gestão pública temos de evoluir para um tipo de “knowledge territory”, assegurando que os diversos agentes econômicos e sociais de um território ou município tenham as bases informativos para uma gestão sistemicamente coerente.   

O trabalho é muito bem escrito, e representa uma contribuição importante para todos os que trabalhamos com a geração de sistemas de governança eficiente e de transparência. Veja também abaixo o trabalho de Marcel Pedroso, sobre tema semelhante. A bibliografia é muito boa. Recomendo – LD 

Autor: Daniela Rodriguez de Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.