👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.
As novas fronteiras da desigualdade
Menu
SHARE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

As novas fronteiras da desigualdade

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Editora
Ano

Homens e mulheres no mercado de trabalho

Margaret Maruani e Helena Hirata (Orgs), Senac, São Paulo, 2003, 85-7359-299-0

O livro As Novas Fronteiras da Desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho é uma coletânea que apresenta os desequilíbrios de gênero no mundo de trabalho, comparando países como Italia, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e outros. O livro já foi tradizido em várias linguas, e para esta edição foi feito um excelente estudo da situação do Brasil, por Cristina Bruschini e Maria Rosa Lombardi. Helena Hirata, que tão bem conhece este assunto, contribui com uma apresentação e um artigo em co-autoria.

No conjunto, constata-se a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que faz parte da libertação; contudo, a repartição da carga familiar não evolui no mesmo ritmo, e a mulher encontra-se duplamente amarrada. A mulher está atingindo um nível educacional mais elevado que o homem, o que, na evolução para uma sociedade do comhecimento, torna-se uma vantagem muito significativa; mas a remuneração tende a reproduzir as desigualdades tradicionais, o que frequentemente significa mais responsabilidade sem o salário correspondente. As desigualdades de gênero no trabalho tendem a se reduzir, mas as desigualdades entre as mulheres aumentam, gerando novas contradições. De certa maneira, constata-se no conjunto dos estudos apresentados uma grande evolução da mulher na área profissional, mas sem acompanhar as necessárias mudanças institucionais, jurídicas e de valores.

O livro realmente vale a pena, os trabalhos selecionados são de excelente qualidade, e escapam das simplificações (contra ou a favor) que frequentemente aparecem sobre o tema. O mundo do trabalho está mudando, e a entrada em massa da mulher nas atividades remuneradas constitui provavelmente um dos processos mais significativos da nossa história recente. Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Resenhas
Dag Oistein Endsjo
– 15 de maio, 2014
– 373p.
Esse livro é um estudo em profundidade de como o uso político e comercial da nossa intimidade espiritual e amorosa se manifesta nas diversas religiões e em diversas épocas, nos ajuda a entender as dinâmicas sociais e políticas no sentido mais amplo. Muito bem escrito e traduzido, leitura que flui. Vale a pena.
Resenhas
OECD
– 26 de outubro, 2020
– 254p.
Está disponível o amplo relatório A Caminho da Era Digital no Brasil, elaborado pela OCDE, que aponta os atrasos, avanços e caminhos para o que constitui o principal vetor de transformação estrutural da economia e da sociedade no mundo.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.