Para recomendar um site envie e-mail para o ladislau@dowbor.org ou deixe mensagem no Mural

IHU-Unisinos www.ihu.unisinos.br

Vale muito a pena receber a newsletter do IHU Instituto Humanitas Unisinos, pois este site está hoje entre as melhores fontes de informação, com conteúdo confiável. É informação de nível acadêmico tornada acessível. E confiabilidade hoje é essencial.

Página 22 http://www.pagina22.com.br/

A publicação   traz excelentes matérias curtas, e muito práticas, sobe o desenvolvimento sustentável. Publicada em papel com 5800 exemplares, é também acessível online em Creative Commons. Ótimo material para discussão em aula ou reuniões de movimentos sociais.

Diplo  www.diplomatique.org.br 

Constitui uma das melhores fontes de informação internacional que temos no Brasil. Le Monde Diplomatique Brasil recolhe a seleção de artigos da publicação mensal francesa, e acrescenta sempre vários artigos sobe o Brasil. A revista é mensal, e o site traz o acervo dos meses e anos anteriores, além de parcerias com outras newsletters como Mercado Ético, Transnational Institute e outros. A pesquisa temática ou por autor no site permite reunir rapidamente artigos-chave sobre temas internacionais importantes.

Proprietários do Brasil  www.proprietariosdobrasil.org.br

O site traz informações essenciais sobre a estrutura do poder econômico do Brasil no 1% superior. E quem diz  alto poder econômico diz também poder político, judiciário e midiático. No plano internacional, temos agora os primeiros estudos, em particular do ETH suíço, sobre a Rede Mundial do Poder Corporativo. Na mesma linha, e com as pressões da crise financeira, estão aparecendo os números do dinheiro ilegal em Paraísos Fiscais (520 Bi de dólares no caso brasileiro) pelos estudos de James Henry e do TJN. E agora finalmente temos os números sobre quem são “os donos do Brasil” em termos de grandes núcleos de controle econômico. Excelente fonte de informações, financiado através de contribuições independentes (Catarse), gera os dados básicos para um início de transparência no mundo corporativo.

Sin Permiso http://www.sinpermiso.info/

Trata-se de uma newsletter em espanhol, cujo valor está principalmente na seleção de artigos que disponibiliza. Vale a pena se inscrever para receber. O site tem também livros na íntegra, como Renda Mínima, link http://www.sinpermiso.info/articulos/ficheros/rbRIPP.pdf

Tax Justice Network http://www.taxjustice.net/ 

O site apresenta excelentes dados sobre um dos principais desafios da atualidade: como se formam, administram e aplicam os recursos públicos. Como se trata, para os países desenvolvidos pelo menos, de somas que representam entre 40% e 60% do PIB, é vital a sua racionalização. O site apresenta em particular os resultados da recente pesquisa sobre o funcionamento dos paraísos fiscais, onde se escondem recursos da ordem de 21 a 32 trilhões de dólares (o PIB mundial é de 63 trilhões). As grandes fortunas do mundo ajeitaram bem o seu ninho. Brasileiros participam com cerca de 520 bilhões de dólares, cerca de um quarto do nosso PIB, fruto de evasão fiscal, dinheiro de drogas, corrupção e semelhantes.

Real-World Economics Review http://www.paecon.net/PAEReview/ 

Uma excelente fonte de artigos online (em inglês) sobre economia no mundo, acesso aberto e gratuito para os que se inscrevem para receber. Um instrumento de trabalho de primeira linha, a ciência econômica “pós-autística”, como dizem os organizadores, é muito interessante.

Mapa da  Participação Cidadã http://www.mapadaparticipacao.org.br/

O Mapa da Participação Cidadã é uma plataforma que permite ao usuário buscar ou cadastrar organizações que proporcionam diversas formas de participação cidadã no município de SP. Se você é responsável por uma iniciativa como esta, também pode fazer parte do Mapa. A adesão é totalmente gratuita. Participe! Assim poderemos oferecer um conjunto cada vez maior de informações para estimular a mobilização da sociedade e fortalecer as organizações sociais.

ICLEI  http://archive.iclei.org/index.php?id=13323

O ICLEI é uma rede mundial de autoridades locais que buscam o desenvolvimento sustentável. O site apresenta excelentes notas sobre inovações urbanas nas mais variadas partes do mundo. Importante tanto para buscar ideias como para divulgar inovações.

Nueva Sociedad http://www.nuso.org/

Nueva Sociedad é uma excelente fonte de informações sobre a América Latina.

Observatório das Metrópoles http://www.observatoriodasmetropoles.net/

Excelente fonte de informações sobre a problemática do desenvolvimento das metrópoles.

Outras Palavras http://www.outraspalavras.net

O site oferece amplo material de pesquisa sobre tendências das mudanças sociais, numa visão transformadora, artigos bons para acompanhar o que acontece pelo mundo e aqui. Vale a pena se inscrever para receber o boletim.

Crise e Oportunidade http://criseoportunidade.wordpress.com

O blog Crise e Oportunidade, reúne um conjunto de pesquisadores que estão buscando, a partir de crise, colocar com mais força em discussão um conjunto de temas básicos não só financeiros, mas também sociais e ambientais. Coordenação científica Ignacy Sachs e Ladislau Dowbor. Veja os textos e os eventos.

G-POPAI: Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal

Este site é de um grupo de pesquisadores da USP Leste, que realiza excelentes trabalhos sobre o direito de acesso online à produção científica. Vale a pena assinar o boletim: http://www.gpopai.usp.br/boletim/

Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano http://www.iadh.org.br

Excelente site para quem pesquisa o desenvolvimento local, dirigido por Tânia Zapata, uma das grandes dinamizadoras deste processo no Brasil. Atividades fortemente orientadas para a capacitação na área. Contato: tzapata@truenet.com.br

Movimento Nossa São Paulo http://www.nossasaopaulo.org.br

Movimento lançado no início de 2007, visando mobilizar a sociedade paulistana para uma transformação profunda da cidade, na linha do que já foi conseguido em Bogotá e outras cidades. Quem empurra este barco é Oded Grajew, que é dotado de notória capacidade convocatória. Tudo indica que este barco vai andar, vale a pena todos trazerem uma parcela de ajuda, Acessem o site para participar.

Mercado Ético http://mercadoetico.com.br

Expandindo as atividades do Ethical Marketplace desenvolvidas por Hazel Henderrson nos Estados Unidos, o Mercado Ético vem trazer para o Brasil um conjunto de contribuições para um capitalismo, digamos assim, mais decente. Ver também  http://www.ethicalmarkets.com/ladislau-dowbor-professor-economist-author-sao-paulo-brasil/  

Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP http://www.nef.org.br

O Núcleo de Estudos do Futuro trabalha sobre as macro-tendências, ou “mega-trends” que influem sobre as mudanças estruturais da sociedade. Está ligado ao Programa de Estudos Pós-graduados em Administração da PUC-SP, e acolhe pesquisadores de diversas instituições e áreas científicas. É um simpático.

Creative Commons http://creativecommons.org/

Creative Commons faz parte de uma amplo esforço por parte de autores de disponibilizar gratuitamente a sua produção científica ou cultural e artística de forma geral, sem intermediários, e com alguma proteção. Na prática, autoriza-se o uso não comercial da criação, exigindo a menção da fonte (créditos) e proibindo a fragmentação ou deturpação. É o que tem sido chamado de “copyleft” em vez de “copyright”. Veja no meu site, em baixo há um “carimbo” indicando CC e “Alguns direitos reservados”.

Pólis http://www.polis.org.br

O Instituto Pólis  é um dos principais centros difusores de pesquisa sobre gestão urbana no Brasil, com um leque muito amplo de atividades. Publica uma revista, recentemente lançou uma coleção sobre governança, e a série de publicações “Dicas Municipais” contém descrições de centenas de experiências inovadoras brasileiras, em notas que são divulgadas em todo o Brasil, enviadas a todos os prefeitos. Vale a pena receber online.

 

CLAD – Centro Latino Americano para el desarrollo http://www.clad.org/

No site encontramos uma publicação semanal online, o “Boletin Reforme” que apresenta artigos do mundo hispânico que tratam em geral de problemas de gestão pública e das  reformas administrativas. Permite por exemplo ver que países estão utilizando que metodologias de avaliação de políticas públicas e assim por diante. O boletim é semanal, o que aparece na tela é um índice que facilita a localização rápida de assuntos que nos possam interessar. Através do contato reforme@clad.org.ve pode-se também propor artigos para publicação online.

Gobernanza – Revista Internacional de Governabilidad para el Desarrollo Humano http://www.iigov.org/gobernanza/

Trata-se de uma revista internacional de governabilidade “para o desenvolvimento humano”, equipe de Barcelona, na Espanha, com excelentes artigos informativos sobre problemas de governança e sistemas participativos. O mailing é não invasivo (tipo um por semana), vale a pena receber, e é gratuito.

IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor http://idec.org.br

O instituto de defesa do consumidor é uma instituição não governamental, faz um trabalho muito interessante e publica um boletim que vale a pena receber online boletin@idec.org.br, além de publicar uma revista de excelente qualidade. Como consumidores somos comidos pela borda, como mingau, pois nenhum de nós tem tempo de realmente tentar processar uma grande empresa por causa de pequenos delitos.  Vale a pena, a concentração empresarial deu muito poder às empresas, aqui está uma forma simples de reagir de maneira organizada.

Observatório da Imprensa http://www.observatoriodaimprensa.com.br

O site Observatório da Imprensa nos traz noticias sobre uma área de imensa importância e tão pouco conhecida: a concentração e deformação do sistema de informação e a mídia no país.

Revista do Terceiro Setor http://www.rets.org.br/

A Revista do Terceiro Setor traz uma excelente seleção de artigos sobre os movimentos da sociedade civil, não é invasiva, vale a pena receber.

New Economics Foundation – NEF – Reino Unido http://neweconomics.org

É um site de visões alternativas da economia, inclusive da teoria econômica, que surgiu em torno ao TOES (The Other Economic Summit) para se contrapor a Davos. Está se construindo uma nova visão da ciência econômica, um pouco como o Alternatives Economiques da França. E nós, quando organizaremos o nosso movimento de alternativa econômica? Ou está ciência que ensinamos nos convence?

Fórum Social Mundial https://fsm2015.org/pt-pt

O Fórum Social Mundial continua sendo um espaço internacional de articulação de primeira importância. As reuniões anuais tornaram-se um pouco menos importantes, mas a expansão dos contatos online permitem que o seguimento colaborativo seja mais intenso.

Site de Hazel Henderson e outros http://www.ethicalmarkets.com

O site de Hazel Henderson é um dos sites importantes para uma visão alternativa e construtiva da economia: o movimento Ethical Markets permite aplicações financeiras em empresas decentes, há CDs com entrevistas com pessoas que apresentam uma outra visão da economia e do “sucesso” e assim por diante. O programa de TV da Hazel atinge uma grande massa nos EUA, está se tornando um instrumento importante de construção de uma nova visão. Veja também os Indicadores de qualidade de vida.

Pós-graduação em Administração da PUC-SP 

http://www.fea.pucsp.br/apresentacao.html

Site da Pós em Administração da PUC, ainda em fase de construção, mas que deve servir de base de informação para quem quer conhecer o programa. O contato direto é com Rita, F:(11) 3670 8513

 

Earth Policy News – Lester Brown http://www.earthpolicy.org

O site de Lester Brown, Earth Policy News, é uma excelente fonte de informação sobre problemas chave, particularmente de área ambiental. Bem humorado, mas com dados na mão, Lester Brown nos fornece excelentes instrumentos de trabalho, particularmente para quem dá aulas. Veja por exemplo o texto http://www.earth-policy.org/plan_b_updates/2007/update62 onde o autor conclui que Papai Noel é Chinês, pelo menos na visão americana, onde 80% dos brinquedos debaixo da árvore de natal vêm com “Made in China”.

Envolverde – Revista digital de ambiente, educação e cidadania http://envolverde.com.br/

O site traz ótimas informações sobre os problemas ambientais, com uma visão geral orientada para a cidadania. Os artigos são curtos e interessantes, atraindo atenção para novos desenvolvimentos em curso.  Vale a pena se inscrever para receber.

Instituto de Estudos Socioeconômicos http://www.inesc.org.br

O INESC realiza estudos e acompanhamento do orçamento público no Brasil, é uma excelente fonte de informação para os que batalham por um sistema mais transparente de governança.

Electronic Frontier Foundation (EFF) http://www.eff.org/about

Site que faz o seguimento da luta pela liberdade de comunicação, direito à privacidade e semelhantes. Importante para acompanhar uma luta, hoje central, pelo controle ou liberdade de acesso ao conhecimento. Vale a pena receber o mailing deles, não é invasivo, frequência bem moderada.