Mural de recados
(138)
(78) Ladislau
26 - 08 - 2013
email

Caros, queria chamar a atenção de vocês para algumas novidades:

1) Colocamos online um artigo sobre os custos da intermediação comercial e a necessidade de complementar a metodologia de cálculo da inflação. O artigo, Produtores, Intermediários e Consumidores, [http://dowbor.org/2013/08/produtores-intermediarios-e-consumidores-o-enfoque-da-cadeia-de-precos-agosto-20134p.html/] na realidade uma nota técnica, foi republicado em numerosas newsletters, em particular Outras Palavras [http://outraspalavras.net/capa/assim-constroi-se-planeta-desigual/] e Mercado Ético [http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/produtores-intermediarios-e-consumidores-o-enfoque-da-cadeia-de-precos/] . São 4 páginas, texto leve.

2) O filme Hannah Arendt fez muita gente refletir sobre a banalização da violência, permitindo um tipo de recuo sobre o que estamos fazendo nas nossas sociedades. O filme Repare Bem [https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=591717904201014&id=268752939830847], que ganhou o premio internacional no festival de Gramado, traz esta discussão para a atualidade recente e para a realidade brasileira. Não deixem de ver os dois filmes. Sobre Hannah Arendt, e a questão da violência, estou disponibilizando uma nota [http://dowbor.org/2013/08/hannah-arendt-alem-do-filme-agosto-2013-3p.html/] . Aliás um bom complemento é o filme Fantasmas de Abu Ghraib, [http://dowbor.org/2013/08/fantasmas-de-abu-ghraib-ghosts-of-abu-ghraib-agosto-20131h17min.html/] sobre como este cancro da violência oficial e legal se desenvolve no Oriente médio. Queremos mais do que PIB, queremos vida civilizada.

3) Osvaldo Martins elaborou uma pesquisa de mestrado sobre a gestão do território, um bom texto para quem se interessa pelo desenvolvimento local integrado. Fazer funcionar o Brasil significa em particular fazer funcionar os 5.565 territórios municipais que constituem os blocos com os quais se constrói o Brasil. Veja em Pesquisas Conexas [http://dowbor.org/2013/08/osvaldo-martins-gestao-territorial-os-vetores-do-desenvolvimento-local-sustentavel-dissertacao-de-mestrado-na-puc-sp-defendida-em-agosto-de-2013-orientacao-do-prof-arnoldo-de-h.html/].


Queria dizer aos que estão apenas recentemente se familiarizando com o nosso blog dowbor.org [http://dowbor.org/], que todos os textos estão disponíveis em Creative Commons [http://creativecommons.org/], podendo portanto ser livremente disponibilizados para fins não comerciais. Gostaria muito que nos alertem para qualquer dificuldade de acesso ou navegação no site, é um instrumento de trabalho de todos nós.

Uma boa notícia é que na semana passada a Universidade da Califórnia, um gigante universitário nos EUA, decidiu colocar todas as suas publicações e pesquisas também com livre acesso CC, ampliando a rede que já inclui o MIT, Harvard, 12 principais universidades chinesas e muitos outros. Aqui ainda estamos frequentemente entalados na fase de xerox de capítulos de livros, situação pré-histórica em termos de processos de construção científica colaborativa moderna.

E nos falam em pirataria como se ainda estivéssemos no tempo das caravelas.

Um abraço, Ladislau


(77) ivan kurtz
19 - 08 - 2013
email

Remendando meu recado anterior: corporação mais poderosa do planeta e que tem mais gente empregada é o Pentágono. Sobre o qual o presidente dos EUA não tem poder real.
Logo, o que acontece hoje na Europa é a autoflagelação do SISTEMA EUROPA, a partir de suas classes dirigentes, em favor da manutenção da ordem imperial dirigida pelo Pentágono. Para ter mais alguns anos de vida o império precisa se alimentar dos destroços da Europa. E a Alemanha segue a triste política de achar que quem cai por último cai melhor, e o Reino Unido crê que na sua política de relações preferenciais com os EUA será poupado da sanha devoradora.


(76) ivan kurtz
19 - 08 - 2013
email

Dr. Dowbor,

Acabo de ler (em 2 dias) o seu MOSAICO PARTIDO. Delicioso, e a meu ver o senhor errou feio em apenas um prognóstico: que a União Européia com o seu Euro viria a rivalizar poder econômico e militar com os EUA.

Acho que o seu erro deriva da interpretação economicista de que são os fatos econômicos (e não o valor humano dos sujeitos - a antiga virtus latina) que movem a História. Erro similar ao empregado na análise marxista que entende ter sido o capitalismo e suas necessidades que teria criado o Estado moderno, e não o contrário, ou seja, as necessidades de uma indústria militar do Estado moderno que teria criado o capitalismo.

Neste sentido indico um pensador autodidata e inusitado que tenho acompanhado com atenção: FÉLIX RODRIGO MORA. E peço o palpite do senhor a respeito do mesmo.
www.felixrodrigomora.net

Entrevista dele sobre poscapitalismo:
http://www.youtube.com/watch?v=KoGtqY1kCoQ







(75) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Leonardo, é muito interessante sim, vai na linha do crowd-sourcing, funciona, veja por exemplo o enorme sucesso da Wikipedia, construção planetária colaborativa de conhecimento científico enciclopédico, veja o Wikinnomics, o Clay Shirky e tantos outros. No meu site, veja o artigo "Da propriedade intelectual à sociedade do conhecimento". Eu tive reuniões com o pessoal entrevistado, deram um banho de conhecimento, de gestão em rede, de jornalismo competente (e não apenas de defesa de uma agenda) e de ética (e não apenas maximizar audiência para valorizar a venda de espaço publicitário). A mídia comercial(que os entrevistadores chamaram de "mídia histórica", e os entrevistados de mídia "velha" e "analógica").

Fiquei muito feliz de ver mais de 200 mil acessos à entrevista no Youtube, afora os que viram diretamente no Roda Viva. A nossa mídia velha do oligopólio e conexões vergonhosas, as mensagens de ódio da Veja, tudo isto cheira a um universo podre. As novas mídias trazem janelas abertas e ar fresco.

(74) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Ana, a melhor visão de conjunto está no documentário Trabalho Interno (Inside Job)que obteve o Oscar de documentário. Veja duas vezes, na primeira a história prende, na segunda se atenta mais para os mecanismos. Pegue no meu site o artigo A Crise Financeira sem Mistérios, ajuda bastante. E passe a consultar regularmente o Guardian, sempre tem matérias sobre o desenrolar da novela da crise. Um abraço, Ladislau

(73) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Caros, saiu um instrumento de trabalho de excelente qualidade informativa sobre a evolução da realidade socio-econômica dos 5565 municípios do Brasil nas duas últimas décadas.É o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, IDHM. Mostra avanços impressionantes, é acima de qualquer suspeita em termos metodológicos, envolvendo três instituições de primeira linha, o PNUD, o IPEA e a Fundação João Pinheiro. Estamos começando a ter um acervo decente de informações decentes desagregadas por municípios. Veja o link abaixo para um mini-resumo, mas todo o sistema deve estar disponível online nos próximos dias, permitindo consultas e cruzamentos por municípios e por temas. Estarei colocando uma pequena análise no meu site nestes dias. Abraço, Ladislau

http://www.pnud.org.br/arquivos/fs1-idhm-brasil.pdf

(72) Leonardo Marques
08 - 08 - 2013
email

Ladislau,

Acabei de ver no Observatório de Imprensa a entrevista dos caras da mídia ninja. Me destacou que quase 1/3 do programa foi questionando a forma de financiamento do sistema - descentralizado e com uso de meio de pagamento paralelo (eles chamam de "cards"), utilizado, pelo que entendi, para pagamento/compensação dos serviços trocados intragrupo). Se ainda estivesse nos meus dias de universidade, acho que a organização deles é um prato cheio de estudo. Conhece algo a respeito?

(71) A. Vieira
07 - 08 - 2013
email

Sr Dowbor,

Assisti on line ao filme recomendado pelo seu aluno,
Zeitgeist the Film.

www.zeitgeistmovie.com

Achei muito interessante e tambem o recomendo. Gostaria de me aprofundar mais na parte sobre o Federal Reserve e os bancos mundiais.
O Sr teria alguma sugestao bibliografica?

Obrigada

Ana

(70) Nilo Ribeiro
05 - 08 - 2013
email

Caro Professor,

Gostaria de dar uma sugestao para o Sr. e seus atuais alunos sobre um filme, free no youtube, chamado ZEITGEST THE FILM.
Acho o filme interessante e tenho certeza de que ele vai dar muito assunto para discussoes criativas, filosoficas e tambem politicas.

`A proposito:
Em uma das suas entrevistas, que vi no seu blog, dando um exemplo, o Sr. disse que nao tem nada contra a boneca Barbie. Uau!!! O que faz o tempo.
Na minha simploria opiniao ela representa o que ha de ruim neste sistema consumista capitalista.

Um grande abc daqui do exilio londrino e parabens pelo Blog.



(69) ladislau
24 - 07 - 2013
email


Notícias Ladislau - julho - 2013

Caros amigos,

Temos algumas coisas novas no site para vocês consultarem.

1 - Ser Jovem não é fácil - A realidade é que crianças e jovens representam um terço da população, mas as políticas urbanas foram organizadas para a faixa etária superior, e para as elites. Não se trata de 20 centavos, trata-se de um saco cheio generalizado com o caos urbano gerado, que transtorna a qualidade de vida das pessoas, e dos jovens em particular. Texto curto baseado no estudo A Economia da Família também disponível no site.
Ser jovem não é fácil – junho – 2013, 4p. http://dowbor.org/2013/06/ser-jovem-nao-e-facil-junho-2013-4p.html/

2 Para leitores em francês: Nous avons placé en ligne le texte Démocratie Economique, d'environ 140 pages, essai qui présente des propositions de démocratisation de l'économie elle-même, prenant en considération que les mécanismes économiques échappent en grande mesure de tout contrôle. En fait, la science économique doit revoir ses paradigmes faces aux transformations profondes des mécanismes économiques.
Démocratie économique - Alternatives de gestion sociale. 151 p.
http://dowbor.org/principais-livros/


3 - A paper on the new challenges of the Brazilian economic policies, in a short version, has been published by the Journal of the European Academy of Science and Arts, Salzburg / Problems of Sustainable Development – Problemy Ekorozwoju. ISSN 1895-6912, e-ISSN 2080-1971, and in the SSRN Social Science Research Network
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2292378


Economic Democracy – Meeting Some Management Challenges: Changing Scenarios in Brazil – julho – 2013, 10p.
http://dowbor.org/2013/07/economic-democracy-meeting-some-management-challenges-changing-scenarios-in-brazil-julho-2013-10p.html/



4 - Em Pílulas informativas colocamos um gráfico muito importante que apresenta a distribuição mundial do patrimônio familiar acumulado. A pesquisa o levantou a quem pertencem 223 trilhões de dólares de patrimônio (casas etc.), e constatam por exemplo que 69,3% dos adultos do mundo (na base da pirâmide, mais pobres), possuem apenas 3,3% do patrimônio, desigualdade incomparavelmente mais grave do que a concentração da renda. Esta metodologia é muito importante, e apenas recentemente está sendo mais divulgada e incluída nas análises.
Pirâmide global da riqueza, artigo de José Eustáquio Diniz Alves – julho – 2013,3p. http://dowbor.org/2013/07/piramide-global-da-riqueza-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves-julho-20133p.html/


5 - Para ver as nossas crises de forma mais bem humorada, vejam a prova cabal, fotográfica, do aquecimento global.
A prova do aquecimento global – junho 2013
http://dowbor.org/2013/06/a-prova-do-aquecimento-global-junho-2013.html/

Abraço, Ladislau




 Seu nome *
 Seu e-mail *
 Seu site
 Mensagem *
* Obrigatório

Medidas Antispam
Por favor, insira o texto abaixo no campo antes de enviar a mensagem para o livro de visitas.
8 + 1=